Através da biomassa diversos subprodutos podem ser desenvolvidos, como óleos vegetais, e biocombustíveis, como o etanol, biodiesel, biogás, metanol e biometano.
A pirólise ocorre através de um processo em que o material inicial é submetido a altas temperaturas em um ambiente em que há pouca presença de ar.
A pirólise é um processo capaz de transformar uma fonte de biomassa (e.g. lenha) em um combustível com o dobro de sua densidade energética (e.g. carvão vegetal).
Essa rota de conversão da biomassa consiste em, principalmente, na conversão das fontes sólidas de biomassa em gases a serem utilizados nos centros urbanos e industriais.
Isso ocorre por meio de reações químicas que utilizam vapores quentes e mantém o nível de oxigênio abaixo no mínimo necessário para haver combustão.
A biomassa possui um grande problema com relação à eficiência da energia que produz. Isso ocorre, pois para ser produzida energia em grande escala, é preciso uma enorme quantidade de matéria-prima
Como parte da biomassa é composta de lenha e outros resíduos vegetais, isso pode gerar problemas tanto na logística de transporte como de armazenamento, pois são resíduos que ocupam muito espaço