foto de um parque eólico

Como funciona o maior parque eólico do Brasil?

O Brasil é um dos países com o maior potencial eólico do mundo, porém apenas recentemente começamos a explorar essa característica. Entenda no post a seguir como o maior parque eólico brasileiro funciona e como a energia eólica é produzida.

Como é produzida a energia eólica?

Antes de entender mais sobre os grandes complexos de produção de energia, primeiro é importante compreender como ela é gerada.

A energia eólica, ou energia dos ventos, é aquela produzida através da conversão da energia cinética em energia elétrica.

Para isso ocorrer é necessário a instalação de pás eólicas em torres altas que podem aproveitar os ventos. Assim sendo, elas irão ser movidas aproveitando o vento e assim poderão iniciar o processo da geração de energia elétrica.

A energia produzida então irá ser levada através dos cabos internos da torre até a rede, onde pode ser transportada para os consumidores.

Para entender mais, confira o vídeo a seguir:

Leia mais sobre o assunto no post: O que é energia eólica e como funciona essa energia?

O que é um parque eólico?

Um espaço que se aproveita de sua alta incidência de ventos fortes para gerar energia elétrica pode ser considerado um parque eólico.

Esse é o local onde se concentram diversas torres que poderão gerar energia através do processo que explicamos acima.

Assim sendo, o que de fato caracteriza um espaço dessa forma é a concentração de diversas turbinas eólicas que irão funcionar em conjunto.

Cuidados com a construção

Para que um espaço como esse funcione de forma ideal não gere problemas tanto para a fauna e flora como os moradores próximos, há alguns pontos a serem observados.

  • Poluição sonora: As turbinas eólicas são muito barulhentas, o que pode atrapalhar se houverem pessoas que morem próximas a elas. Dessa forma, ao serem construídas, as turbinas tendem a ser colocadas em áreas isoladas, minimizando assim o incomodo à população.
  • Atenção à fauna local: Ao estudar um lugar para a construção de um parque eólico é importante observar a população de aves da região. Se colocadas em um local com muita movimentação de aves, as turbinas podem causar sérios danos as populações locais. Bem como as aves também irão danificar gravemente as turbinas.

Quais as vantagens da energia eólica

Atualmente, tanto governos quanto o próprio consumidor tem optado por energias de fontes renováveis e que causem o mínimo impacto ao meio ambiente.

Nessa frente, a energia eólica apresenta muitas vantagens, sendo uma energia renovável e altamente eficiente.

Parque eólico
Locais como campos abertos tendem a ser os melhores para a construção de turbinas eólicas.

O custo para a construção de parques eólicos diminuiu muito nos últimos anos, o que trouxe a energia dos ventos para um patamar onde pode competir diretamente com outras fontes renováveis, como a hidrelétrica ou solar.

Assim sendo, a energia eólica vem como uma fonte de energia que se torna a cada momento mais vantajosa, tendo apenas se valorizado nos últimos anos.

O cenário da energia eólica no Brasil

Atualmente o Brasil se encontra como um dos maiores produtores de energia eólica do mundo, possuindo em potência total instalada aproximadamente 23 GW de energia (mais potência do que a Usina de Itaipu).

Em 2022 o Brasil é o sexto país com a maior potência instalada, bem como o quarto que mais produziu energia eólica.

Esses dados encontram-se disponíveis no site da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica)

Além disso, o país ainda deseja expandir mais a produção através da produção offshore, que se aproveita dos ventos do alto mar para a produção da energia eólica.

Dados da expansão foram apresentados durante a COP 27 e encontram-se disponíveis aqui.

Conheça o maior parque eólico do Brasil

Agora que você já entende sobre essa fonte de energia, está na hora de aprender como funciona um dos maiores parques eólicos do mundo.

Localizado no Piauí, o Complexo Eólico de Lagoa dos Ventos é o maior parque eólico de toda América do Sul e produz aproximadamente 3,3 TWh de energia anualmente. Dessa forma, sendo possível evitar a emissão de mais de 1,6 milhão de toneladas de CO₂ na atmosfera.

O projeto iniciou em 2019, e a princípio possui capacidade de gerar 399MW. Contudo, o parque passou pouco tempo com essa capacidade máxima, visto que em 2021 ocorreu o primeiro passo para a expansão do parque eólico.

Atualmente, a segunda expansão já está ocorrendo, ampliando ainda mais o potencial de produzir energia do parque, conforme notícia publicada pela CNN Brasil:

Até 30% de economia na conta de luz?

Aqui na Prana, você pode aproveitar de diversas fontes de energia verde para reduzir o quanto você paga mensalmente na sua casa ou empresa! Assim, é possível alcançar uma economia de até 30% por mês na sua conta de luz.

A melhor parte do nosso sistema é que você não precisa instalar absolutamente nada. Todo o sistema de compensação de crédito ocorre sem preocupação ou transtorno. Para isso, basta você realizar a adesão no site e, após a conclusão do processo, aproveitar o desconto aplicado diretamente na conta de luz.

Similar Posts