A importância da energia solar na Europa durante a crise energética

Nos últimos meses, a Europa passa por uma crise energética por conta redução do fornecimento de petróleo e gás ocasionado pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

O salto dos preços da eletricidade fez com que a demanda por energia solar está em alta em residências e empresas. 

Mas, há um problema: não há engenheiros suficientes para fazer a instalação das placas solares nos telhados com a rapidez que a situação exige.

Em muitos países, sistemas comprados só podem ser instalados depois de meses. O problema se intensifica ainda mais por a instalação desses painéis serem complexas e demandarem tempo. 

Além da falta de mão de obra, outro problema que preocupa é também a logística em relação às entregas dos equipamentos ocasionado pelo tempo que ficam na alfândega.

Energia eólica e solar superam o uso de gás na União Européia

Um relatório publicado pelo Centro de Análises Ember no dia 31 de janeiro deste ano, revelou que, em 2022, os países da UE usaram mais eletricidade proveniente de fonte solar e eólica do que do gás.

Como funciona a energia solar

A luz do sol é uma fonte inesgotável e capaz de gerar eletricidade a partir de um sistema de energia solar fotovoltaica.

A energia solar é captada a partir de painéis fotovoltaicos e transportada até o inversor, que irá fazer a conversão para o sistema elétrico, para ser distribuída para o imóvel. 

A energia gerada no pico de radiação, por volta de 12h,, é o suficiente para abastecer uma residência e pode até mesmo gerar excedente de energia, os chamados créditos solares.

Os créditos são regulamentados pela Aneel, que prevê que para cada kWh gerado em excesso, o consumidor receberá 1 crédito de kWh, que pode ser consumido nos próximos 60 meses. 

Por que investir na instalação de painéis solares? Quais os valores?

É preciso encarar a instalação de painéis solares como um investimento, já que além da sustentabilidade há uma economia de até 95% na conta de energia.

O valor varia de acordo com o tamanho da casa ou empresa, consumo de energia e características do local. Em média, os valores costumam ficar entre R$ 10 mil e R$ 60 mil.

Energia solar por assinatura é uma opção mais econômica

Outra opção bastante viável é a energia solar por assinatura, que pelo compartilhamento da energia solar gerada a partir de um local através da geração distribuída

Esses locais se chamam fazendas solares, que são usinas fotovoltaicas que possuem foco na comercialização da energia que é captada pelos painéis. Por serem muitos, há uma produção abundante.

Atualmente, o modelo que prevalece é possível pagar de aluguel de fazenda solar por intermédio de uma empresa,, como a Prana.

Com o serviço de energia solar por assinatura, é possível conseguir um desconto de até 30% de desconto na conta de luz. Tudo isso sem burocracia ou necessidade de instalar qualquer tipo de equipamento.

VOCÊ SABIA QUE pode economizar ATÉ 30% NA CONTA DE LUZ PARA SUA EMPRESA COM assinatura de energia VERDE?