O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES) é um dos principais mecanismos para a expansão da economia brasileira.
O banco financia projetos de energia solar principalmente para empresas e agronegócios, o que é feito indiretamente através de instituições financeiras credenciadas.
Fundado em 1952, o BNDES é o instrumento mais importante do Governo Federal em prol de financiamentos de longo prazo e investimento na economia brasileira por meio de iniciativas privadas.
- Pessos jurídicas; - Empresários individuais e MEI; Produtores rurais; - Entidades, orgãos e administração públicos; Fundações, associações e cooperativas.
Há alguns requisitos mínimos a serem atendidos. O negócio em questão precisa ser residente/sediado no Brasil, estar em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e sociais.
Importante cumprir a legislação ambiental e atenda à legislação relativa à importação (no caso, financiamento para importação de máquinas e equipamentos para instalação do sistema solar fotovoltaico)
BNDES Finem – Meio Ambiente – Eficiência Energética
Inovagro
Pronaf Eco.
BNDES Finem – Geração de energia
Essa linha de crédito é voltada para a expansão e modernização da infraestrutura em relação à geração de energia a partir de fontes renováveis e termelétricas a gás natural.
Apoia os empreendimentos comprometidos com a redução do consumo de energia de edificações, processos produtivos, usinas, redes elétricas e etc.
Essa linha de crédito é específica para incorporação de inovações tecnológicas em propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade e melhoria de gestão.
Voltada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Beneficia estabelecimentos rurais ou áreas comunitárias rurais para investimento em tecnologias de energia renovável.