Como funciona uma fazenda de energia solar?

Uma fazenda de energia solar é um conjunto de placas solares alocadas lado a lado em uma área específica. Esses painéis absorvem a energia solar e a convertem em energia elétrica.

O objetivo por trás da construção de uma fazenda fotovoltaica é tanto para uso próprio quanto para comercializar os lotes de painéis solares para outras pessoas usufruírem do benefício de crédito.

Assim, se uma empresa, por exemplo, contratar os serviços de uma fazenda solar poderá diminuir o valor de suas contas de energia.

Essas fazendas solares funcionam com os painéis captando a energia solar, a transformando em energia elétrica e por fim convertem a corrente para poder ser utilizada na rede elétrica.

A energia gerada se converte em créditos. Portanto, o que ocorre é que  esses créditos podem ser acumulados por você que contratou o serviço de uma fazenda.

No ramo empresarial, esse é um modelo de negócios promissor. Há o investimento em criar a fazenda solar, porém, pode ser feita a comercialização dos lotes e da energia gerada.

O primeiro pensamento que se deve ter em mente ao pensar em construir uma fazenda de energia solar deve ser o nível de insolação da respectiva região.

Como é construída uma fazenda de energia solar?

Após verificar o melhor local, então começa a instalação dos painéis e por fim a integração da fazenda com a rede de energia, para que a energia solar produzida possa ser utilizada.

Vantagens da produção de energia com fazendas solares

Investimento Baixo

O custo para você investir em um lote de fazenda solar pode ser mais barato do que instalar os seus próprios painéis solares.

Fonte de energia limpa

Como mencionamos antes, a energia solar é uma das formas mais limpas de se gerar energia.

Fonte independente de geração de energia

Enquanto hidrelétricas dependem das correntes de água, a energia solar é produzida de forma mais independente através do sol.

Mercado em constante crescimento

O mercado da produção de energia solar está cada vez em maior expansão no Brasil, com grandes investimentos sendo feitos na área.

Leia o post completo