As fazendas solares se caracterizam por serem um local repleto de placas fotovoltaicas, produzindo energia que irá ser comercializada por linhas de transmissão e distribuição.
Sendo assim, aquele que contrata os serviços de uma fazenda solar não está recebendo diretamente a energia por ela produzida, mas sim os créditos criados a partir de sua geração de energia.
– Praticidade: Você só recebe os créditos contratados, sem preocupação com manutenção ou qualquer problema relacionado às placas solares.
Para que você possa fazer isso como autoprodutor você deve se associar CCEE. Assim, se você possui um sistema de placas fotovoltaicas em sua casa e quer vender o excedente, isso é possível.
Se você deseja vender a energia produzida por sua fazenda solar, além de primeiramente dever possuir uma instalação de fazenda solar, deve também ter em mente por qual meio irá vender.
A venda de energia pode tanto ocorrer por meio de leilões realizados pela ANEEL, como pode ser feita através do mercado livre de energia.
Para vender pelo mercado livre de energia você deverá se filiar ao CCEE. Com isso realizado então será preciso encontrar clientes com demanda de energia de 500 kW a 3 MW.