O que é a compra de energia e como funciona?

O mercado livre de energia é uma forma de expandir como a compra de energia funciona. Através desse mercado é possível negociar muito mais livremente

Entenda a seguir qual a relevância disso e por que você deve considerar essa com uma alternativa para o tradicional mercado de energia.

O que é o mercado livre de energia?

No mercado livre de energia, tanto consumidor quanto vendedor podem livremente negociar as condições da venda e da compra de energia.

Esse mercado, ou ACL (Ambiente de Contratação Livre) foi criado em 1995 por Fernando Henrique Cardoso para garantir maior competitividade e melhores preços para os consumidores.

Hoje, esse mercado já representa mais de 7.407 empreendimentos ativos no ramo, comercializando livremente a energia elétrica. Segundo dados disponíveis no próprio site do Mercado Livre de Energia.

Quem pode comprar e vender nesse mercado?

Para poder se tornar um consumidor nessa área, contudo, é preciso atender a alguns requisitos. O consumo mensal de energia deve ser superior a 500 kW e ser atendido em média ou alta tensão.

Consumidores com gastos de 500 kW a 1000 kW são considerados especiais, enquanto aqueles com consumo superior a 1000 kW são consumidores livres.

Caso uma empresa individual não atinja os requisitos, ela pode então se unir a outras visando atingir o limite mínimo. Assim garantindo a sua migração para o sistema do mercado livre de energia.

Você tem interesse em economizar na conta de luz da sua empresa?

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

O se enquadra como compra de energia?

A energia a ser comprada pode ser tanto de fonte convencional quanto incentivada, porém, os consumidores especiais podem apenas comprar energias de fonte incentivada.

Outro ponto importante das energias incentivadas é que ao comprar energia dessas fontes pode-se garantir até 100% de desconto nas tarifas pelo uso da rede transmissão.

Como é feita a compra de energia?

A compra de energia é realizada diretamente com o fornecedor, permitindo, portanto, a livre negociação de preços, volume e outras condições contratuais.

Isso tudo ocorre através de um Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (CCVEE) com geradores e/ou comercializadores de energia.

VOCÊ SABIA QUE pode economizar ATÉ 30% NA CONTA DE LUZ PARA SUA EMPRESA COM assinatura de energia VERDE?