O que é considerado rede de baixa tensão? Quantos kW?

Quando falamos sobre classificação de voltagem, os termos rede de baixa tensão, média e alta tensão são alguns dos mais utilizados, classificados de acordo com o que é adotado em cada país.

O Brasil conta com uma extensa rede de distribuição de energia elétrica, que abastece as cidades, campo, indústrias, e assim por diante.

Para compreender como todo esse processo funciona, é preciso diferenciar aspectos básicos sobre rede de baixa tensão, média e alta, e entender como a energia chega até os consumidores.

COMO A ENERGIA É DISTRIBUIDA?

A energia que sai das usinas geradoras de eletricidade e chega até a sua casa ou seu trabalho passa por um longo caminho. 

A tensão elétrica é a força que empurra essa energia por meio da corrente elétrica. É conhecida popularmente como voltagem, e é representada pela medida Volt (V).

Para evitar perdas de energia nesse trajeto, é preciso haver uma elevação no nível da tensão, garantindo fluidez e segurança ao percurso.

COMO DIFERENCIAR OS TIPOS: ALTA, MÉDIA E BAIXA TENSÃO?

As redes de baixa tensão possuem tensão elétrica que pode variar entre 110 e 440 V, utilizadas para consumidores que utilizam até 75 kW.

BAIXA TENSÃO

Estabelecimentos maiores (como supermercados e comércios e indústrias de médio porte) adquirem energia elétrica diretamente das redes de média tensão (entre 1.000 e 36.000V)

MÉDIA TENSÃO

Fábricas requerem o abastecimento de média ou alta tensão podem ter uma subestação exclusiva para reduzir os níveis de tensão e distribuir a energia para os edifícios em sua localidade.

ALTA TENSÃO

Veja a notícia

OU CONTINUE A LEITURA

Seta