O que é considerado rede de média tensão? Quantos kW?

A rede de média tensão é um importante componente do sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil.

Ela é responsável por transportar a energia elétrica gerada nas usinas até as áreas urbanas e industriais, onde é consumida pelos usuários finais.

Essa rede é geralmente operada por empresas de distribuição de energia, que são responsáveis por garantir o suprimento contínuo de energia elétrica para os consumidores.

COMO É FEITA A DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

NO BRASIL?

Um complexo sistema de elementos é responsável pela constituição das redes de distribuição de energia elétrica no Brasil, com o objetivo de levar a energia do local até os consumidores finais.

Depois de produzida, a energia elétrica é inicialmente armazenada em geradores e, em seguida, transportada pelas redes de transmissão, compostas por cabos aéreos fixados em grandes torres de metal.

Veja a notícia

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

O QUE É A REDE DE MÉDIA TENSÃO?

A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, medida em volts (V). É ela que provoca a circulação de corrente, fazendo as cargas elétricas entrarem em movimento.

Na prática, a tensão de energia é o que permite que a energia elétrica seja transportada através de fios e cabos de alta resistência, como os utilizados nas redes de distribuição de energia.

Redes elétricas primárias:

Chamadas de redes de distribuição de média tensão, têm o papel de distribuir a energia e abrange empresas e indústrias de médio e grande porte.

Redes elétricas secundárias:

Redes de distribuição de baixa tensão, que incluem os consumidores residenciais, pequenos estabelecimentos comerciais e iluminação pública.

MAIS DETALHES SOBRE A REDE ELÉTRICA BRASILEIRA:

Ela se baseia, portanto, no uso de cabos aéreos, com revestimento isolante, para o transporte da energia que advém das usinas e geradores, de modo que chegue até os consumidores.

Ainda que a rede elétrica aérea seja a mais utilizada em nosso país, ela apresenta alguns pontos negativos, como a poluição visual que causa, maior demanda de manutenção.

Apesar das suas desvantagens, a instalação de uma rede elétrica aérea é muitas vezes a principal escolha para distribuição e abastecimento de energia devido ao seu custo

Cabe aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da rede elétrica realizar estudos aprofundados sobre as melhores estratégias para garantir a segurança e eficiência da distribuição de energia.

Leia o post completo