A alta tensão é utilizada para serem evitadas perdas de energia em trajetos muito longos. Sendo assim, a energia corre em alta tensão para que os centros urbanos possam ser devidamente abastecidos.
Uma rede de alta tensão carrega consigo o risco de um arco elétrico. Uma descarga de energia concentrada similar a um raio. Portanto, é preciso de muito cuidado ao lidar com redes de alta tensão.
A forma como é realizada a distribuição atualmente é por meio dos cabos de energia. Esses cabos, feitos de fios condutores e isolados, são o que formam a nossa rede de transmissão de energia elétrica.
Outro ponto a ser destacado nesse sistema são os isolantes que acompanham os cabos. Feitos de vidro ou de porcelana, os isolantes são fundamentais para evitar descargas elétricas.
A última parte desse sistema são os transformadores, que se encontram também nos postes. Esses aparelhos funcionam para garantir que a tensão da energia chegue a sua casa de forma ideal.
A energia é inicialmente produzida, então passa pelas linhas de transmissão e por fim cai nas redes de distribuição, que levarão a energia até o consumidor final nos centros urbanos.