O que é considerado uma rede de alta tensão?

Redes de alta tensão são a principal forma de transportar a energia desde a geradora, até sua casa. Entenda a seguir o porquê.

Tensão é a forma que identifica as considerações de segurança a serem tomadas com um sistema de geração, distribuição ou utilização de energia.

A alta tensão é utilizada para serem evitadas perdas de energia em trajetos muito longos. Sendo assim, a energia corre em alta tensão para que os centros urbanos possam ser devidamente abastecidos.

Uma rede de alta tensão carrega consigo o risco de um arco elétrico. Uma descarga de energia concentrada similar a um raio. Portanto, é preciso de muito cuidado ao lidar com redes de alta tensão.

Distribuição de energia

Para que a energia seja transportada até o consumidor final é necessária uma aparelhagem para fazer isso acontecer da maneira ideal.

A forma como é realizada a distribuição atualmente é por meio dos cabos de energia. Esses cabos, feitos de fios condutores e isolados, são o que formam a nossa rede de transmissão de energia elétrica.

Outro ponto a ser destacado nesse sistema são os isolantes que acompanham os cabos. Feitos de vidro ou de porcelana, os isolantes são fundamentais para evitar descargas elétricas.

A última parte desse sistema são os transformadores, que se encontram também nos postes. Esses aparelhos funcionam para garantir que a tensão da energia chegue a sua casa de forma ideal.

Você tem interesse em economizar na conta de luz da sua empresa?

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

Linhas de transmissão

A linha de transmissão é composta por fios condutores isolados que correm por longas distâncias, conectando as usinas diretamente àqueles que precisam de energia em rede de alta tensão

No Brasil essas linhas são classificadas de acordo com seu nível de tensão de operação: A1: Tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV A2: Tensão de fornecimento entre 88 kV e 138 kV A3: Tensão de fornecimento de 69 kV

Redes de distribuição

A energia é inicialmente produzida, então passa pelas linhas de transmissão e por fim cai nas redes de distribuição, que levarão a energia até o consumidor final nos centros urbanos.

A energia chega em alta tensão, é convertida para média, e por fim  chega às nossas casas como baixa tensão.

Tipos de redes de distribuição

Esse é o modelo mais comum no Brasil. É o modelo que utiliza os postes de energia como a principal forma de transporte.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA

Nesse modelo não são vistos fios ou postes de energia, tudo ocorre debaixo da terra. Esse modelo é considerado o mais confiável e seguro.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA

VOCÊ SABIA QUE pode economizar ATÉ 30% NA CONTA DE LUZ PARA SUA EMPRESA COM assinatura de energia VERDE?