Como mencionado anteriormente, a energia eólica é obtida através da força cinética dos ventos. Ou seja, a força dos ventos é aproveitada por grandes turbinas para gerar energia elétrica.
Os ventos giram as pás das turbinas e essa força é aproveitada para, através de um gerador, converter energia cinética (energia do movimento) em energia elétrica.
As velocidades do vento e sua densidade podem variar muito. Sendo assim, quando se encontra uma temporada de pouco vento, a produção de energia acaba por sofrer também.
Outro ponto a ser levantado também está no dano que pode advir da construção de um parque eólico. É importante realizar estudos para determinar o impacto que a construção terá.
Para isso são realizados o Estudo de Impacto Ambiental, com o Relatório de Impacto Ambiental. Dessa forma pode-se determinar o impacto socioambiental que a construção de um parque eólico terá.
Atualmente, segundo a ABEEOLICA, possuímos 22 GW de potência instalada em território nacional. Isso torna o Brasil o sétimo maior país em quesito de potência eólica instalada.
Além disso, o Brasil vem batendo recordes de produção de energia pelo meio eólico. No dia 8 de julho de 2022 foram gerados 14.167MW de energia.