O que é feito com a energia  produzida na usina solar?

Uma usina solar, ou parque solar é uma grande área cujo objetivo é gerar o máximo de energia solar possível. Isso ocorre através do uso de diversas placas solares colocadas lado a lado.

Nos últimos tempo a produção de energia solar tem se popularizado cada vez mais, justamente por oferecer grandes benefícios e ter poucas ou nenhuma desvantagem.

Existem duas formas de se obter energia solar, e isso é justamente o que define de qual tipo é a usina solar a que estamos nos referindo.

Nesse caso as placas solares recebem o calor e transformam um líquido em vapor, o que irá movimentar as turbinas elétricas e gerar energia.

Usina Termossolar ou heliotérmica

Enquanto as usinas termossolares usam o calor do sol para vaporizar um líquido e assim gerar energia, as usinas fotovoltaicas convertem a radiação do sol em energia.

Usina FOTOVOLTAICA

Usando grandes painéis para captar a luz solar, ao captar a luz solar geram energia na forma de corrente contínua. Então é preciso transformar a corrente elétrica em corrente alternada.

A seguir usados transformadores para que a voltagem se eleve de 380 volts para 13.800 volts ou até mesmo 230.000 volts. Então a energia pode ser distribuída para as casas que a necessitam.

O Brasil utiliza a energia das usinas solares?

O Brasil é um país que ainda utiliza muito pouco dessa forma de geração de energia, enquanto a maior parte da energia brasileira se dá por meio das hidrelétricas, o Brasil se expande na energia solar

Além de serem uma forma de produção de energia completamente limpa, as usinas solares possuem outros vários benefícios.

Ao contrário de usinas hidrelétricas que precisam de uma grande estrutura, ou mesmo parques eólicos, a energia solar pode ser produzida em qualquer lugar.

A energia produzida pelos painéis solares é 100% limpa e causa zero impacto ao meio ambiente. Garantindo uma energia que não emite poluentes alguns.

Leia o post completo