O que é geração distribuída e como funciona?

Entender o que é geração distribuída é um dos passos essenciais para compreender as novas modalidades de distribuição de energia.

Esta é uma das maneiras de distribuição da energia elétrica produzida por concessionários autorizados a vender a energia por eles produzida.

Essa regulação está feita no Decreto-Lei n.º 5.163 de 2004. Que a classifica como da seguinte forma:

“”

Considera-se geração distribuída a produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados, conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de:

“”

“”

– I – hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW; e – II – termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.

“”

Quais as diferentes modalidades dessa forma de geração?

Geração Compartilhada

Este é um modelo que permite que aqueles que desejam fazer parte do investimento recebam uma parcela estipulada previamente de toda energia gerada.

Para que isso se torne possível é necessário que os envolvidos abram um consórcio ou uma cooperativa para figurar como a proprietária do gerador.

Autoconsumo remoto

Neste caso estamos tratando de um consumidor que possui um gerador de energia em um imóvel, porém utiliza a eletricidade por ele produzida em outro.

Para que esse consumidor se enquadre nas normas da ANEEL, contudo, é preciso que ambos os imóveis sejam registrados em seu nome.

Geração junto à carga

Você tem interesse em economizar na conta de luz da sua empresa?

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

Esse modelo é o mais simples e também mais comum. Essa é a  modalidade que se aplica aqueles que possuem um gerador que produz energia para o próprio imóvel.

Sendo assim, se você possui um painel solar em sua casa, estará enquadrado na modalidade de geração junto à carga.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Tanto na geração compartilhada como diversos consumidores nesse modelo se beneficiam do mesmo gerador.

Contudo para se enquadrar como empreendimento com múltiplas unidades consumidoras é preciso que o gerador seja instalado em uma área comum

VOCÊ SABIA QUE pode economizar ATÉ 30% NA CONTA DE LUZ PARA SUA EMPRESA COM assinatura de energia VERDE?