O petróleo ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no Brasil, sendo responsável por uma parte relevante de nossa matriz energética.
O petróleo é usado principalmente em equipamentos industriais e em veículos automotores, como a gasolina, querosene e óleo diesel, por exemplo.
Atualmente, representam uma parcela muito baixa da produção de energia brasileira, apenas 3% do total, visto que possuímos hoje apenas duas usinas em funcionamento: Angra 1 e Angra 2.
Mesmo sendo considerada uma fonte de energia limpa, a energia nuclear não pode ser considerada uma fonte de energia renovável.
Utilizado como combustível para as usinas térmicas e como matéria-prima em siderúrgicas, essa é certamente uma das mais importantes fontes de energia para o Brasil.
Além de ser uma fonte de energia altamente poluente, o carvão mineral também deve em muitos casos ser importado.
Essa fonte de energia não vem como uma surpresa para ninguém, o Brasil possui diversas usinas hidrelétricas e essa é a principal fonte de energia do país.
Aproximadamente 70% da energia consumida no Brasil tem como origem a produção por meio de hidrelétricas.
Atualmente compõe 9% da produção de energia nacional e cresceu muito no início dos anos 2000. Período em que o Brasil passou por grandes secas
Após sua instalação, o equipamento irá fornecer energia renovável de maneira inesgotável, o que se prova uma grande qualidade da energia eólica.
Essa produção de energia ocorre através da queima de materiais orgânicos para a obtenção de energia, como resíduos de cana-de-açúcar e excrementos animais.
Esse é uma forma de produção altamente defendida por especialistas: ela aproveita os resíduos deixados de outras produções, como a agrícola e utiliza esses "restos" para gerar energia.'