O que se classifica como fonte de energia convencional são os meios que para produzir energia se utilizam de recursos não renováveis.
Um dos principais exemplos nesse âmbito sendo o petróleo e o carvão mineral. Ambos são recursos finitos que causam grandes impactos no meio ambiente.
Alta eficiência energética: No caso dessa fonte de energia, a queima de seus recursos gera uma alta quantidade de energia, por isso se tornou tão utilizada.
Facilidade de extração: A obtenção dos recursos necessários para a produção de energia é simples, isso acarreta um preço baixo da matéria-prima.
Recursos escassos: Devido à dependência da energia convencional em recursos finitos, há o risco do esgotamento da fonte de energia que gera sua produção.
Impacto ambiental: As fontes de energia convencional apresentam um impacto muito negativo. A queima de combustíveis fosseis é um dos maiores exemplos
As fontes de energia alternativas são o outro lado. Enquanto as fontes de energia convencionais se utilizam de recursos não renováveis, a energia alternativa é altamente sustentável.
Redução de impactos ambientais: Enquanto energias convencionais causam grandes danos ao meio ambiente, as energias alternativas possuem um impacto menor.
Pouca manutenção: A maioria das energias alternativas não necessitam de grandes cuidados ou manutenção constante para funcionar.
Economia financeira para o consumidor: O uso de fazendas solares tem cada vez mais se provado uma das formas de economizar dinheiro.
Custo de instalação: Enquanto pode ser uma forma de economia para muitos, a energia alternativa possui um alto custo de instalação.
Impacto ambiental inicial: Mesmo causando muito menos impacto que a energia convencional, a instalação da energia alternativa ainda pode ser danosa ao meio-ambiente.