A descarbonização é o nome que se da ao processo cujo objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, principalmente o CO2.
A transição energética é o processo de se desenvolver uma economia de baixo carbono, que tenha assim, um baixo impacto ambiental e alta eficiência de energia.
É um assunto que aborda mudanças nos padrões de produção e consumo de energia, bem como a adoção de novas tecnologias limpas para a distribuição e uso de energia.
A descarbonização tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases poluentes no planeta, através da transição energética.
A descentralização é fazer com que a produção de energia possa ser feita por qualquer pessoa.
A digitalização é a produção energética que utiliza a inovação e tecnologias digitais para automatizar e acelerar o processo da transição energética.
O desenho de mercado é como os mercados financeiros vão lidar com as mudanças no setor energético.
A democratização é o processo que tem o objetivo de diminuir as desigualdades em relação ao acesso à energia e a produção de energias de fontes renováveis durante a transição.
Para isso, temos que diminuir as formas tradicionais de produção de energia, uma vez que elas emitem muito gás carbônico na atmosfera. Investindo em energias renováveis.
A energia renovável é importantíssima para o processo de descarbonização no país. Com ela podemos garantir um menor impacto ambiental negativo, utilizando de fontes de energia limpa.
Podemos citar grandes exemplos de descarbonização no transporte, cidades e países que investem e trabalham cada vez mais para melhorar as opções de transporte, a fim de reduzir as emissões de carbono.
Na COP27, Andrade defende que exista um plano de desenvolvimento sustentável com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e assim, estimular o crescimento econômico do país.