Usina Solar no Espaço: Conheça o projeto de satélites de energia solar

Os satélites de energia solar são uma ideia que tem sido explorada já há algum tempo como uma possível solução para fornecer energia limpa e renovável para a Terra.

O conceito é simples: os satélites são equipados com painéis solares que captam a luz do sol no espaço e a convertem em energia elétrica.

Como a luz solar no espaço é mais forte e consistente do que na Terra, os satélites podem gerar mais energia do que os painéis solares terrestres.

COMO SERIA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA USINA SOLAR NO ESPAÇO?

Os satélites de energia solar ainda são uma tecnologia emergente, mas podem ser uma opção viável no futuro para fornecer energia limpa e renovável para a Terra.

A ideia central desses projetos é utilizar painéis solares no espaço para gerar energia elétrica, que seria então transmitida para o nosso planeta por meio de microondas ou lasers.

Esses satélites estão sendo projetados para transmitir a energia elétrica gerada pelas placas solares através de ondas de rádio para antenas receptoras na superfície terrestre.

Essas antenas podem ser instaladas em edifícios ou em estações de transmissão de energia para distribuir eletricidade para a rede elétrica local.

Veja a notícia

OU CONTINUE A LEITURA

Seta

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Além disso, a energia solar coletada no espaço pode ser mais eficiente do que a coletada no planeta, pois não há obstáculos como nuvens, ar e água para impedir a captação da luz solar.

Outro ponto positivo é que os satélites podem ser colocados em órbitas que lhes permitam receber luz solar ininterruptamente, enquanto os painéis solares terrestres só podem captar luz durante o dia.

PROJETOS DE USINA SOLAR QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO

Algumas empresas e organizações já estão envolvidas em projetos de pesquisa e desenvolvimento nesse campo, e é possível que a tecnologia de satélites de energia solar possa se tornar uma realidade

Segundo Martin Soltau, copresidente da Space Energy Initiative (SEI), a previsão é de que isso se torne uma possibilidade em meados de 2035. A SEI é uma iniciativa britânica.

Há também o Space Solar Power System (SSPS), projeto japonês que visa desenvolver tecnologias para que os satélites possam fornecer energia elétrica para a Terra.

Leia o post completo