O país possui uma das maiores capacidades eólicas e solares do mundo, o que proporciona um grande potencial para a produção de energia verde.
A expressão "energia verde" se refere a toda energia gerada a partir de fontes renováveis, isto é, se renovam constantemente pela natureza.
Embora as estatísticas ainda sejam pequenas, vários métodos tornaram-se mais acessíveis e agora a produção de energia renovável está em seu ponto mais alto.
As energias renováveis são benéficas de diversas maneiras. Em primeiro lugar, elas são fontes de energia limpa e inesgotáveis.
A energia renovável é a melhor escolha quando se trata de sustentabilidade, pois, tem um custo mais baixo e promove o crescimento econômico do país.
"O Brasil possui cerca de 7,1 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte."
"O Brasil possui cerca de 7,1 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte."
As fontes de energia, classificadas como não renováveis quando sua recarga não é restabelecida em um curto prazo.
Devido à sua localização geográfica, o Brasil tem uma incidência de raio solar mais intensa, resultando em elevados índices de irradiação em boa parte do país.
A energia eólica é uma forma de utilizar a energia solar, pois o desequilíbrio na exposição das superfícies terrestres ao sol gera ventos.
Este tipo de energia é resultante da combinação da energia potencial gravitacional e da irradiação solar. O sol e a atração gravitacional são responsáveis pelo ciclo da água.
A biomassa, composta por matéria orgânica de origem vegetal e animal, e é uma fonte de energia renovável, devido à presença de energia do Sol.
Uma das principais barreiras para a produção de energia a partir de fontes renováveis é o fator financeiro. A implementação de fontes de energia renováveis exige altos investimentos.
Isso se deve ao fato de que a eficiência da geração de energia renovável está sujeita a influências externas e condições climáticas adequadas.