Confira a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis

Quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis?

A energia pode ser obtida a partir da transformação de variados recursos, que podem ter origens diversas. Nesse sentido, as fontes de energia podem ser divididas em dois tipos: fontes de energia renováveis e não renováveis.

Essa divisão é feita de acordo com a disponibilidade dos recursos na natureza, sua capacidade natural de reposição e o impacto ambiental gerado a partir de sua exploração. Uma das principais demandas nesse sentido é para a geração de eletricidade, que ainda depende bastante de fontes não renováveis e poluentes.  

Como resultado dessa exploração, o mundo todo sofre atualmente com as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e aquecimento global. Se faz mais necessário do que nunca priorizar alternativas limpas e sustentáveis como forma de conter esses problemas.

Confira a seguir quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis. 

Quais são as fontes de energia renováveis?

As energias renováveis são geradas a partir de recursos naturais que têm a capacidade de serem repostos naturalmente, o que não necessariamente significa que sejam inesgotáveis. Algumas são de fato permanentes, enquanto outras podem acabar, dependendo da forma como são utilizadas pelo ser humano. 

Alguns exemplos de fontes de energia renovável são:

Energia solar

É gerada a partir da luz e calor do sol, para gerar eletricidade e aquecer a água, respectivamente. É uma das fontes de energia mais limpas, pois não emite gases de efeito estufa, e também é considerada inesgotável, já que o Sol deverá existir por mais alguns bilhões de anos. 

A energia solar é um ótimo exemplo de fonte de energia renováveis
A energia solar é um ótimo exemplo de fonte de energia renováveis

A energia solar pode ser aproveitada de duas formas: como energia solar fotovoltaica e energia solar térmica. O primeiro tipo utiliza células específicas para gerar o efeito fotoelétrico e, a partir dele, produzir eletricidade.

Já a energia solar térmica realiza o aquecimento da água para uso direto (como em chuveiros, por exemplo) ou para geração de vapor (para processos de ativação de geradores de energia). Esse procedimento também pode ser utilizado para aquecimento de outros tipos de líquidos.

A exploração de energia solar tem crescido gradualmente nos últimos anos, tanto com a instalação de placas solares em residências, indústrias e grandes empreendimentos, quanto com a construção de usinas solares, voltadas especificamente para a geração de energia elétrica.

Clique aqui e saiba mais sobre as fazendas fotovoltaicas.

Energia eólica

Esse tipo de energia é produzida a partir da força cinética do vento, outra fonte renovável, praticamente inesgotável e utilizada há milhares de anos.

Atualmente, a maior produção de energia eólica é realizada por meio de aerogeradores, também chamados de turbinas eólicas. A força dos ventos é captada pelas pás desses equipamentos, que giram para produzir energia mecânica, que é, posteriormente, convertida em energia elétrica.

Devido ao seu baixo custo de produção e ao grande potencial de sua fonte, a energia eólica tem apresentado forte crescimento em todo o mundo nos últimos anos.

Porém, como a disponibilidade de vento não é homogênea como a radiação solar, o uso de aerogeradores só é viável em locais com boa incidência deste recurso.

A energia eólica também é uma boa alternativa de fonte de energia renováveis
A energia eólica também é uma boa alternativa de fonte de energia renováveis

Por essa razão, a produção mais comum de energia eólica é obtida em grandes parques eólicos, normalmente instalados em regiões costeiras ou sobre as águas do mar. Clique aqui e confira como funciona o maior parque eólico do Brasil.

Energia de biomassa

Essa energia é obtida a partir da queima de matéria orgânica, como madeira, resíduos agrícolas (como o bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo) e lixo.

A queima desses elementos gera calor, que é usado para produzir vapor e alimentar turbinas para geração de energia elétrica ou sistemas de aquecimento. Os principais processos utilizados para a produção de energia a partir da biomassa são pirólise, gaseificação, combustão e co-combustão.

O Brasil consegue ter vantagens na produção de biomassa devido ao clima favorável e à diversidade de áreas cultiváveis. Aproximadamente 9% da energia elétrica gerada em todo o mundo é obtida a partir da biomassa, que também é muito utilizada para a produção de biocombustíveis.

A biomassa é considerada uma fonte de energia renovável porque as matérias orgânicas podem ser plantadas e cultivadas, e, assim, consomem em seu processo de fotossíntese boa parte do dióxido de carbono emitido em sua queima. 

Entretanto, algumas pesquisas e estudos apontam que a queima da biomassa libera, além da grande quantidade de fumaça, outros gases poluentes, como metano e enxofre.

Essa emissão está relacionada a vários tipos de doenças registradas por pessoas que trabalham ou residem em locais próximos às usinas geradoras de energia a partir da biomassa. 

Além das energias solar, eólica e de biomassa, há também a energia geotérmica, que é produzida a partir do calor produzido naturalmente no interior da Terra. E não esqueçamos da energia hidrelétrica, gerada pela força da água, que é usada para girar as turbinas de uma usina hidrelétrica.

Esse último tipo responde pela maior parte da geração anual de energia do país, representando uma participação de 56,8% em 2021, segundo relatório recente divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Entenda o papel da energia de biomassa
Entenda o papel da energia de biomassa

Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Confira a seguir sobre as energias não renováveis.

Quais são as fontes de energia não renováveis?

As energias não renováveis são aquelas produzidas com a exploração de recursos naturais esgotáveis, que não se renovam. Elas são chamadas dessa forma porque sua fonte é finita, e, portanto, acabará um dia. Alguns exemplos de fontes de energia não renovável são:

  • Petróleo: é uma fonte de energia muito utilizada em todo o mundo. 
  • Gás natural: produzido a partir de matéria orgânica que foi enterrada há milhões de anos. 
  • Carvão: fonte de energia produzida a partir de vegetação que foi enterrada há milhões de anos. 
  • Urânio: utilizada em usinas nucleares. 

Todos esses recursos são finitos e não renováveis. Também são conhecidos como fontes de energia fósseis, pois são formadas a partir de matéria orgânica que foi enterrada e pressionada durante milhões de anos. 

Essas fontes são as responsáveis por grande parte da produção de energia em todo o mundo, mas são consideradas menos sustentáveis do ponto de vista ambiental, pois seus processos de produção e utilização geram emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. 

Além disso, esses recursos são mais voláteis em termos de preço e disponibilidade, pois dependem de fatores externos, como a demanda global e a instabilidade política em regiões produtoras.

É importante notar que, embora algumas fontes de energia não renováveis sejam mais poluentes do que as fontes de energia renováveis, existem formas de produzir energia a partir de fontes não renováveis de maneira mais limpa e eficiente, como por meio de tecnologias de captura e armazenamento de carbono ou de reatores nucleares de última geração.

Saiba mais sobre as energias não renováveis
Saiba mais sobre as energias não renováveis

Este conteúdo foi útil para você? Siga nosso site e blog. E não esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais. 

Até 30% de economia na conta de luz da sua casa?

Aqui na Prana, você pode aproveitar de diversas fontes de energia verde para reduzir o quanto você paga mensalmente na sua casa! Assim, é possível alcançar uma economia de até 30% por mês na sua conta de luz.

A melhor parte do nosso sistema é que você não precisa instalar absolutamente nada. Todo o sistema de compensação de crédito ocorre sem preocupação ou transtorno. Para isso, basta você realizar a adesão no site e, após a conclusão do processo, aproveitar o desconto aplicado diretamente na conta de luz.

Similar Posts