usina solar no brasil

Onde está a maior usina solar no Brasil?

A energia fotovoltaica tem crescido exponencialmente em solo brasileiro, necessitando de cada vez mais áreas dedicadas a sua produção. Confira onde fica a maior usina solar no Brasil e como essa energia tem se destacado no país.

Como a energia solar se desenvolveu no Brasil?

O Brasil sempre foi um país com grande potencial de produção para a energia solar. Suas grandes áreas com altos índices de insolação tornam o país um local excelente para gerar energia através dos raios solares.

Contudo, os investimentos nessa área só começaram no ano de 2011, quando a primeira usina solar foi instalada em solo nacional. Isso ocorreu na cidade de Tauá, cidade do interior do Ceará.

Sendo não somente a primeira usina solar do país como também a primeira de toda América Latina.

Com o início da exploração dessa energia, surge também a necessidade de legislar sobre o assunto e então surge a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 da ANEEL.

No ano de 2018 foi então construída aquela que é a maior usina solar no Brasil, o conjunto solar São Gonçalo.

Para entender mais sobre como o desenvolvimento da energia no país se deu, confira a seguir o post Como está o uso de energia solar no Brasil

Qual a maior usina solar no Brasil?

Como mencionado acima, a maior usina solar em solo nacional é um conjunto de usinas denominado Conjunto Solar São Gonçalo.

O início da construção da primeira usina se deu em 2018, e ao fim de sua construção já era uma das maiores do país.

fazenda-de-energia-solar-pranatec-ca
Essa construção se estende por 51 quilômetros em todo a território do complexo.

Nessa época a potência total era de 475 MW. Com o sucesso da instalação da primeira parte do complexo, foi então observado o potencial para expansão em mais complexos e foi criada a subestação de 500kV para atender essa demanda.

Essa subestação consegue atender as necessidades das duas expansões planejadas.

A primeira expansão já foi construída e está funcionando, tendo adicionado 133 MW de energia ao complexo.

Junto à segunda expansão foi também planejada a construção de uma linha de transmissão que atende todo o complexo também. Sua construção foi concluída em 2019 e conecta o complexo ao Sistema de Interligação Nacional Brasileiro.

Quais as outras grandes usinas solares do Brasil?

Além do complexo solar São Gonçalo, o Brasil também possui outras grandes usinas solares capazes de gerar energia com alta eficiência.

Essas usinas estão espalhadas por todo território nacional e são:

  • Usina solar Pirapora em Pirapora, MG: Essa usina possui mais 1 milhão de painéis solares e estende por uma área equivalente a 1500 estádios de futebol. Ela consegue gerar 321 MW de energia renovável.
  • Usina solar Nova Olinda em Ribeira do Piauí, PI: Gerando até 292 MW de energia, essa é uma das mais extensas usinas do Brasil. Totalizando 690 hectares de área, seu tamanho é igual ao de 3 usinas construídas em Angras dos Reis.
  • Parque solar Ituverava na Bahia, BA: Essa usina consegue gerar a mesma energia que a mencionada acima e abastece, anualmente, 268 mil residências.
  • Complexo solar Lapa em Bom Jesus da Lapa, BA: Esse complexo possui usinas em sua área, as usinas Bom Jesus da Lapa, com 80 MW de potência instalada, e Lapa, com capacidade de 78 MW.
  • Central Fotovoltaica Juazeiro Solar em Juazeiro, BA: Construída em 2019, essa usina já possui capacidade de 156 MW e consegue abastecer mais 207 mil lares. Atualmente tem 475.200 painéis instalados.
  • Usina solar Guaimbê em Guaimbê, SP: Localizada em um complexo solar, essa usina possui capacidade de 150 MW com seus 550 mil painéis instalados.

Para mais dados relacionados a Usina solar no Brasil, consulte o site da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR)

Qual o futuro da energia solar no Brasil?

Com tantas usinas e cada vez mais potencial explorado, o futuro da energia solar no Brasil está parecendo muito promissor.

Atualmente a energia fotovoltaica se tornou a segunda mais utilizada no país, conforme matéria apresentada na CNN:

Segundo dados apresentados pela ABSOLAR, a estimativa é de que até o fim do ano de 2023 sejam investidos mais R$ 20 bilhões, podendo alcançar até R$100 bilhões em 2030.

O que é a Energia Verde usada para economia na conta de luz?

A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Seu principal diferencial está no baixo, ou inexistente em alguns casos, impacto ambiental proveniente da produção de energia.

Dentre as principais energias verdes, destacamos a eletricidade gerada a partir da movimentação das águas (energia hídrica), força dos ventos (energia eólica), captação da luz do sol (energia solar) e materiais orgânicos (biomassa e biogás). Aqui na Prana, utilizamos de alguns desses meios sustentáveis para obter desconto na conta de luz de nossos clientes.

Similar Posts