Papel da descarbonização na transição energética

Qual o papel da descarbonização na transição energética?

A descarbonização é o nome que se da ao processo cujo objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, principalmente o CO2. E, isso deve acontecer através da transição energética, a fim de alcançar a economia global.

Basicamente, deve-se buscar utilizar energias limpas e que irão emitir apenas o que é permitido ser absorvido pelo planeta. Se interessou pelo assunto? Quer saber mais? Continue a leitura desse post!

O que é Transição Energética?

A transição energética é o processo de se desenvolver uma economia de baixo carbono, que tenha assim, um baixo impacto ambiental e alta eficiência de energia. É um assunto que aborda mudanças nos padrões de produção e consumo de energia, bem como a adoção de novas tecnologias limpas para a distribuição e uso de energia. Contudo, essa transição também tem como principal objetivo aumentar a segurança energética ao promover fontes de energia renovável. 

Emissão de gases - Descarbonização

A transição energética é extremamente importante para o nosso planeta, pois, é essencial para redução das emissões de gases de efeito estufa, assim beneficiando a saúde humana e do meio ambiente. Além disso, com o progresso da tecnologia, a transição energética oferece inúmeras oportunidades econômicas para muitas comunidades.

Quais são os 5Ds da Transição Energética?

Existem 5 passos a serem seguidos durante a transição energética. Sendo eles:

  1. DESCARBONIZAÇÃO:
    A descarbonização tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases poluentes no planeta, através da transição energética. Substituindo a utilização de combustíveis fósseis por fonte de energias limpas.
  2. DESCENTRALIZAÇÃO:
    A descentralização é fazer com que a produção de energia possa ser feita por qualquer pessoa. Através de fontes de energia como, por exemplo, placas solares, sendo instaladas pelo proprietário e assim emitindo uma menor quantidade de gases poluentes e contribuindo positivamente com o impacto ambiental.
  3. DIGITALIZAÇÃO:
    A digitalização é a produção energética que utiliza a inovação e tecnologias digitais para automatizar e acelerar o processo da transição energética.
  4. DESENHO DE MERCADO:
    O desenho de mercado é como os mercados financeiros vão lidar com as mudanças no setor energético. Por isso, é preciso pensar, principalmente nas vantagens que ela trará, olhando para o âmbito financeiro e todo o impacto positivo.
  5. DEMOCRATIZAÇÃO:
    A democratização é o processo que tem o objetivo de diminuir as desigualdades em relação ao acesso à energia e a produção de energias de fontes renováveis durante a transição. 

Como funciona a Descarbonização?

Com certeza, já pudemos perceber a importância da descarbonização. Então, agora, é hora de entender como colocá-la em prática. Primeiro, devemos começar pela redução de desperdício, principalmente de matéria-prima.

Isso se deve porque, quanto maior o desperdício, maior o gasto de recursos naturais. Aumentar a eficiência na indústria, evitando, assim, gastos excessivos de matéria-prima e energia, também é uma ótima estratégia. A reciclagem desses materiais também ajuda, pois, emite muito menos CO₂ do que para produzir um produto novo.

Veja essa notícia publicada no site da CNN:

Aumento de CBIOS é igual a aumento em gasolina e diesel, pois estes valores são custos das distribuidoras. Buscamos atuação do governo para evitar especulação e que a obrigação de compra de CBIOs seja atribuída à produção e à importação – que têm instrumentos para reduzir gases do efeito estufa, além de permitir a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários e do Banco Central para evitar especulação e movimentos de aumento proposital do preço dos CBIOs”, declarou Sergio Massillon, diretor Institucional da Brasilcom.

Leia também: Crescimento da energia solar no Brasil e seus impactos

Descarbonização e Energia

A energia renovável é importantíssima para o processo de descarbonização no país. Com ela podemos garantir um menor impacto ambiental negativo, utilizando de fontes de energia limpa para redução de gases poluentes. Contudo, existem algumas opções de energia renovável como, por exemplo, a energia solar, energia eólica e energia de biomassa, inclusive, você pode conferir mais sobre esses tipos de energia nesse post: Quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis?

Aliás, você já pensou em realizar a instalação de alguma fonte de energia limpa em sua casa? Na Prana Tec você pode adquirir esses e outros serviços, como a assinatura de energia solar com até 30% de desconto. Vem conferir: https://prana.tec.br/

De acordo com a notícia publicada pela CNN,

Quase metade da energia elétrica produzida no Brasil já vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Até 2030, a participação deve ultrapassar 80% e, até 2050, 85%, prevê a pasta.

Descarbonização e Transporte

Aqui podemos citar grandes exemplos de descarbonização no transporte, cidades e países que investem e trabalham cada vez mais para melhorar as opções de transporte, a fim de reduzir as emissões de carbono.

São José dos Campos:

Uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo público com veículos elétricos, São José terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. A cidade já possui 12 veículos leves sobre pneus (VLP) que circulam pela Linha Verde.

A estimativa é que as duas iniciativas possam reduzir até 100 mil toneladas de emissão de gás carbônico resultante do transporte por ano.

“O desafio é como fazer a primeira cidade inteligente do Brasil avançar nas questões de mobilidade, promovendo sua descarbonização e priorizando o bem-estar de sua população”, informou o Invoz.

https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2022/dezembro/07/s-jose-e-selecionada-por-programa-de-descarbonizacao-do-transporte/

União Européia:

União Europeia (UE) atingiu um acordo nesta quinta-feira (27) sobre uma lei que proíbe efetivamente a venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2035, com objetivo de acelerar a mudança do continente aos veículos elétricos, numa tentativa de combater mudanças climáticas.

Os negociadores dos países da UE e do Parlamento da União Europeia concordaram que montadoras devem atingir um corte de 100% nas emissões de CO2 até 2035, o que impede a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis no bloco de 27 países a partir dessa data.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/uniao-europeia-aprova-proibicao-de-novos-carros-a-combustao-a-partir-de-2035/

Descarbonização e Indústria

De acordo com a notícia publicada pela CNN, onde fala que em um evento na COP27, Andrade defende que exista um plano de desenvolvimento sustentável com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e assim, estimular o crescimento econômico do país. Para isso, ele conta se basear em quatro pilares, sendo eles: a transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.

Na visão dele, a promoção da sustentabilidade na indústria pode trazer vantagens competitivas para empresas, além de garantir um lugar de destaque no Brasil em relação ao cenário internacional.

“Para incentivar a expansão dos investimentos em modelos sustentáveis e promover o pleno desenvolvimento da bioeconomia no país, é preciso aumentar a competitividade da nossa indústria. Devemos, entre outras medidas, adotar uma política industrial moderna, que estimule a inovação e a produção de tecnologias socioambientais”, disse Andrade.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/industria-cria-solucoes-para-descarbonizacao-da-economia-diz-presidente-da-cni/

Além disso, a COP27 é a 27ª reunião anual da Conferência das Partes das Nações Unidas, que tem o objetivo de discutir sobre assuntos relacionados ao impacto ambiental e formas de reduzi-lo. Nesse post você pode ler mais sobre o que é a COP27 e sua importância.

O que é a Energia Verde usada para economia na conta de luz?

A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Seu principal diferencial está no baixo, ou inexistente em alguns casos, impacto ambiental proveniente da produção de energia.

Dentre as principais energias verdes, destacamos a eletricidade gerada a partir da movimentação das águas (energia hídrica), força dos ventos (energia eólica), captação da luz do sol (energia solar) e materiais orgânicos (biomassa e biogás). Aqui na Prana, utilizamos de alguns desses meios sustentáveis para obter desconto na conta de luz de nossos clientes.

Similar Posts