Veja tudo sobre o COP 27, e a importância mundial dessas reuniões

COP 27: O que é a Cúpula do Clima e qual a sua importância?

A COP 27 é a 27ª reunião anual da Conferência das Partes das Nações Unidas para discussões acerca das mudanças climáticas. O evento acontece todos os anos desde 1995. 

Participaram da COP 27 todos os países que ratificaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que somam hoje 198 territórios. Ao realizar anualmente a COP, o objetivo da UNFCCC é conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. 

A COP 27 foi o maior e mais importante evento já realizado sobre o tema das mudanças climáticas. Saiba mais a seguir sobre esse encontro e as iniciativas que serão implementadas a partir dele.

O que é a Cúpula do Clima? 

A Cúpula do Clima, ou COP (Conferência das Partes), é uma série de conferências internacionais organizadas pelas Nações Unidas sobre o tema das mudanças climáticas.

A conferência surgiu no contexto da ECO-92, que foi realizada na cidade do Rio de Janeiro e representou um marco nas discussões ambientais e climáticas em escala internacional. 

Tudo sobre o COP 27
Tudo sobre o COP 27

 A primeira COP foi realizada em 1995 (um ano após a ratificação da UNFCCC) em Berlim, na Alemanha, e desde então é realizada uma conferência anual entre seus países membros, que inclui quase todos os países do mundo. A COP é o principal órgão deliberativo da Convenção-Quadro da ONU.

O evento reúne representantes de governos, empresas, organizações não governamentais (ONGs) e outras partes interessadas de todo o mundo para discutir ações para combater os desafios enfrentados em relação ao clima e promover a transição para um modelo energético mais sustentável.

É uma oportunidade para esses representantes se reunirem e discutirem medidas concretas para enfrentar as mudanças climáticas, um dos principais desafios globais enfrentados atualmente. 

A COP também é uma plataforma para a cooperação internacional em relação a essas questões, como o financiamento de projetos de energia limpa em países em desenvolvimento e o apoio técnico para a implementação de políticas climáticas.

Sua edição mais recente foi a COP 27, realizada em novembro de 2022 na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. Participaram do evento todos os países que ratificaram a UNFCCC, que somam hoje 198 territórios.

Inicialmente, estava programada para acontecer em 2021, mas a COP 26 (que seria em 2020) precisou ser adiada em função das limitações e dos riscos impostos pela pandemia da Covid-19. 

A reunião anterior, foi cancelada em função do Coronavírus
A reunião anterior, foi cancelada em função do Coronavírus

Essa edição da COP foi um evento muito importante e envolto em muita expectativa, já que aconteceu em meio a uma conjuntura de agravamento das mudanças climáticas, o que foi mostrado pelo último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O documento alerta para a necessidade de ação rápida para que não haja impactos ainda mais severos e irreversíveis ao meio ambiente e aos seres humanos.

É necessário tomar medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e evitar os piores impactos das mudanças climáticas. A COP 27 foi uma oportunidade importante para os países e as empresas apresentarem suas iniciativas para enfrentar a mudança do clima e para discutir como essas iniciativas podem ser apoiadas e ampliadas.

A Cúpula do Clima também tem como objetivo inspirar ação e compromisso dos setores privados, das organizações da sociedade civil e da sociedade em geral para enfrentar a mudança do clima.

Continue a leitura para saber quais foram as principais mudanças deliberadas na COP 27. 

O que foi discutido e decidido na COP 27?

O objetivo principal da COP 27 era avaliar o progresso na implementação dos objetivos estabelecidos no Acordo de Paris, um tratado internacional sobre mudança do clima que foi adotado em 2015 com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a um nível seguro e estabelecer metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Sendo assim, a COP 27 foi importante para a reafirmação e ampliação das metas estabelecidas em reuniões anteriores, assim como para garantir o cumprimento de ações urgentes sobre o clima. 

Não se esperava que acordos importantes fossem fechados na reunião ocorrida esse ano no Egito, mas as recentes inundações que atingiram o Paquistão e a Nigéria aumentaram os pedidos de ajuda urgente.

Ações que venham a promover a preservação do planeta frente ao Aquecimento Global
Ações que venham a promover a preservação do planeta frente ao Aquecimento Global

Além disso, as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia e a tensão crescente entre Estados Unidos e China criaram um cenário difícil para as negociações.

Foram realizadas diversas discussões sobre assuntos relacionados à emergência climática e às estratégias que serão colocadas em prática para minimizar seus efeitos no futuro.

O Brasil teve papel importante nesses debates. Alguns dos assuntos abordados durante as reuniões e painéis da COP 27 foram em relação ao desmatamento nos biomas brasileiros (com destaque para a Amazônia).

Além disso, também discutiu-se sobre a agricultura sustentável e adoção de práticas sustentáveis no agronegócio, o manejo consciente das fontes de água potável e maneiras de garantir acesso amplo a esse recurso, com estratégias de combate à escassez e às secas.

Também se falou sobre a necessidade de adotar uma matriz energética mais limpa e sustentável, da garantia da segurança alimentar, principalmente nos países menos desenvolvidos, e da igualdade de gênero e participação da mulher na adaptação às mudanças climáticas.

O mercado de créditos de carbono também foi abordado, assim como os impactos das mudanças climáticas, da poluição em todos os ecossistemas e os desafios e estratégias para impedir ainda mais a degradação das espécies.

Entre os objetivos específicos da COP 27, alguns se destacaram, como a implementação do Pacto Climático de Glasgow, documento resultante da COP 26. Uma das suas exigências é a revisão das metas de redução de emissões de carbono que devem ser cumpridas até 2030 pelos países signatários.

O clima mundial vem sofrendo fortes impactos recentemente
O clima mundial vem sofrendo fortes impactos recentemente

Outro objetivo importante da COP 27 era o de manter viva a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, conforme estabelecido no Acordo de Paris em 2015.

Apesar das emissões de gases de efeito estufa estarem aumentando, é possível observar algum progresso, já que previsões recentes reduziram os índices de aquecimento de 4,5°C para 2,6°C, graças a medidas que foram implementadas pelos governos comprometidos com a causa.

Outra conquista positiva em relação à COP 27 foi em relação à questão do metano. Na COP 26, alguns países firmaram uma aliança para reduzir em um terço a quantidade de metano liberado na atmosfera até 2030.

A lista de países que apoiam essa medida cresceu em 2022, chegando a cerca de 150 e incluindo países como a China, considerado um dos principais países poluidores. 

Também foi feito um acordo em relação ao fundo de perdas e danos. Os detalhes a respeito desse fundo ainda precisam ser elaborados, mas a ideia é que as nações mais vulneráveis obtenham dinheiro para lidar com as catástrofes climáticas no futuro. 

Apesar desse acordo ter sido considerado uma conquista importante e das outras conquistas aqui mencionadas, a COP 27 não trouxe grandes avanços em outros temas também considerados urgentes em relação ao clima.

Um comitê temporário terá o prazo de um ano para definir regras e apresentar novas soluções na COP-28, que será realizada em Dubai, em 2023. 

Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das notícias da próxima COP
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das notícias da próxima COP

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para se manter informado sobre essa e outras iniciativas de destaque em relação às mudanças climáticas. E não se esqueça de deixar sua opinião sobre o artigo nos comentários abaixo.

O que é a Energia Verde usada para economia na conta de luz?

A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Seu principal diferencial está no baixo, ou inexistente em alguns casos, impacto ambiental proveniente da produção de energia.

Dentre as principais energias verdes, destacamos a eletricidade gerada a partir da movimentação das águas (energia hídrica), força dos ventos (energia eólica), captação da luz do sol (energia solar) e materiais orgânicos (biomassa e biogás). Aqui na Prana, utilizamos de alguns desses meios sustentáveis para obter desconto na conta de luz de nossos clientes.

Similar Posts