Energia verde: Brasil é destaque no mercado de energia renovável
No Brasil, a energia verde tem ganhado destaque nos últimos anos, com o objetivo de aumentar a participação de fontes de energia renováveis na matriz energética e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
O país possui uma das maiores capacidades eólicas e solares do mundo, o que proporciona um grande potencial para a produção de energia verde.
Além disso, há uma preocupação crescente com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética, o que tem estimulado a implementação de projetos de energia verde em todo o território brasileiro.
O que é a Energia Verde?
A expressão “energia verde” se refere a toda energia gerada a partir de fontes renováveis, isto é, se renovam constantemente pela natureza. Alguns exemplos incluem a energia solar, eólica, das marés e da chuva. Esses elementos naturais são inesgotáveis e sempre disponíveis.
É fundamental ter em mente que, apesar de o petróleo e o carvão mineral serem retirados da natureza como principais fontes de energia, eles não possuem capacidade de renovação. Diferentemente da energia verde, que é renovável, estes combustíveis fósseis são extremamente poluentes e prejudicam tanto o meio ambiente quanto a vida humana.
Uma ótima notícia é que a produção de energia verde está aumentando globalmente. Embora as estatísticas ainda sejam pequenas, vários métodos tornaram-se mais acessíveis e agora a produção de energia renovável está em seu ponto mais alto.
Exemplos de energias renováveis:
A energia verde tem várias vantagens, uma delas sendo a presença de muitas fontes renováveis para sua produção. As principais são:
- Energia de biomassa: A biomassa é o termo utilizado para designar o material orgânico empregado na geração de energia. A queima desse material gera vapor, que, por sua vez, aciona uma turbina conectada a um gerador, produzindo, assim, a eletricidade;
- Energia Hidrelétrica: A forma mais comum de energia verde usada globalmente é a produzida pela água. O movimento da água aciona uma turbina, transformando assim a energia mecânica em energia elétrica;
- Energia Eólica: Transforma a energia mecânica em energia elétrica com a ajuda de uma turbina eólica que é movida pela força do vento.
- Energia Fotovoltaica: A conhecida energia solar que transforma a luz do sol em eletricidade através de painéis fotovoltaicos.
Importância de investir em energias renováveis
As energias renováveis são benéficas de diversas maneiras. Em primeiro lugar, elas são fontes de energia limpa e inesgotáveis. Ao contrário das energias obtidas a partir de combustíveis fósseis, como o petróleo ou o gás, as energias renováveis não contribuem para o aumento do efeito estufa, que é o responsável pelas mudanças climáticas que estamos vivendo.
A energia renovável é a melhor escolha quando se trata de sustentabilidade, pois, tem um custo mais baixo e promove o crescimento econômico do país. Além disso, a energia renovável gera empregos e incentiva a inovação tecnológica, além de ter um impacto ambiental menor e ser inesgotável. Esses são motivos fortes o suficiente para considerarmos como a opção mais vantajosa.
Energia Verde no Brasil
Segundo notícia publicada pelo site da CNN, diz que
De acordo com a entidade, desde 2012 a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 116,6 bilhões em investimentos, mais de 36,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 690 mil empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de 31,1 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
Para o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, o crescimento da energia solar fortalece a sustentabilidade e a competitividade dos setores produtivos, que buscam descarbonizar suas operações com a geração de energia renovável.
O Brasil possui cerca de 7,1 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte.
No segmento de geração própria de energia, são praticamente 16 GW de potência instalada da fonte solar.
Leia também: Onde está a maior usina solar no Brasil?
Principais fontes de energia renováveis presentes no Brasil
As fontes de energia, classificadas como não renováveis quando sua recarga não é restabelecida em um curto prazo. Em contrapartida, as fontes de energia renováveis podem são renovadas naturalmente em um curto espaço de tempo.
Energia Solar
A fonte de energia solar é uma fonte renovável quase inesgotável. Devido à sua localização geográfica, o Brasil tem uma incidência de raio solar mais intensa, resultando em elevados índices de irradiação em boa parte do país. A proximidade à linha do equador garante níveis elevados de irradiação mesmo durante o inverno.
Energia Eólica
A energia eólica é uma forma de utilizar a energia solar, pois o desequilíbrio na exposição das superfícies terrestres ao sol gera ventos. No entanto, nem todas as regiões do planeta possuem ventos fortes e estáveis o suficiente do qual possa se aproveitar, e a altura desses ventos precisa ser acessível a cerca de 200 metros da superfície.
A energia cinética presente no movimento do ar pode ser transformada em elétrica quando o vento movimenta as pás dos aerogeradores. Há uma velocidade mínima necessária e uma velocidade máxima permitida para proteger a estrutura.
Os aerogeradores são compostos por três componentes principais: o rotor, o eixo e o gerador. O rotor captura a energia do vento, o eixo transmite a energia para o gerador, que converte a energia mecânica em elétrica.
Energia Hidráulica
Este tipo de energia é resultante da combinação da energia potencial gravitacional e da irradiação solar. O sol e a atração gravitacional são responsáveis pelo ciclo da água, que inclui evaporação, condensação e precipitação. Usinas hidrelétricas aproveitam a energia gerada pelo desnível de água, que é criado pelo relevo da Terra.
As usinas hidrelétricas são compostas por barragens, sistemas de captação e condução de água, casas de força e vertedouros.
A barragem impede o curso natural do rio e forma um reservatório artificial, permitindo o desnível de água que cria potencial energético.
A água do reservatório é conduzida para a casa de força através de túneis ou canais, onde ficam as turbinas.
Energia de Biomassa
A biomassa, composta por matéria orgânica de origem vegetal e animal, e é uma fonte de energia renovável, devido à presença de energia do Sol.
Pode-se queimar a biomassa diretamente ou transformá-la em biocombustíveis líquidos ou biogás, usados como combustíveis. Através de tecnologias termodinâmicas, é possível converter a energia química da biomassa em outro tipo de energia, principalmente eletricidade.
No Brasil, o bagaço de cana de açúcar é a biomassa mais utilizada para gerar eletricidade. Além disso, é possível aproveitar os resíduos agrícolas e urbanos, alguns dos quais há possibilidade de se queimar diretamente e outros transformados em biogás.
A utilização da biomassa como fonte de energia tem como objetivo otimizar o processo produtivo agrícola e minimizar a quantidade de resíduos no meio ambiente.
Quanto à emissão de gases de efeito estufa, a biomassa é benéfica, pois a emissão de CO2 durante a combustão é equivalente à quantidade que absorvem as plantas durante a fotossíntese.
Qual é o principal desafio enfrentado pelo setor de energia renovável no Brasil?
Uma das principais barreiras para a produção de energia a partir de fontes renováveis é o fator financeiro. A implementação de fontes de energia renováveis exige altos investimentos, além de ser um investimento arriscado.
Isso se deve ao fato de que a eficiência da geração de energia renovável está sujeita a influências externas e condições climáticas adequadas.
Apesar do elevado custo de investimento em fontes de energia renovável, esta opção ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa e suas consequências negativas na mudança climática.
Além disso, é a escolha mais acessível de energia para mais de dois terços da população mundial, e não precisa de despesas com combustíveis. As fontes de energia renováveis também podem reduzir as tarifas elétricas, pois não há cobranças pelo uso de combustível.
Ainda é possível obter melhorias em residências e empresas com a otimização da eficiência energética, tornando a escolha por fontes renováveis ainda mais atrativa.
O que é a Energia Verde usada para economia na conta de luz?
A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Seu principal diferencial está no baixo, ou inexistente em alguns casos, impacto ambiental proveniente da produção de energia.
Dentre as principais energias verdes, destacamos a eletricidade gerada a partir da movimentação das águas (energia hídrica), força dos ventos (energia eólica), captação da luz do sol (energia solar) e materiais orgânicos (biomassa e biogás). Aqui na Prana, utilizamos de alguns desses meios sustentáveis para obter desconto na conta de luz de nossos clientes.