5 Vantagens da energia por assinatura em empresas
Atualmente, já é possível usufruir dos benefícios da energia solar sem precisar investir um grande capital inicial na compra e instalação de equipamentos fotovoltaicos. Isso pode ser alcançado por meio da energia por assinatura, solar.
Essa energia é gerada em grandes usinas, instaladas em áreas privilegiadas quanto à incidência solar, possibilitando a geração e distribuição de energia em grande escala. É uma inovação vantajosa tanto para os proprietários quanto para os assinantes, já que reúne economia e sustentabilidade em uma única solução.
Como de uns anos para cá foram implementadas melhores leis de incentivo à energia solar, diversas companhias do setor têm oferecido serviços de assinatura, que contam com diversas vantagens, inclusive para as empresas que têm interesse em aderir a esse novo formato.
Confira a seguir 5 vantagens da energia solar por assinatura em empresas.
5 – Economia e imunidade contra as bandeiras tarifárias
Nos últimos anos, a energia solar se tornou uma solução muito promissora para quem deseja economizar na conta de luz.
No entanto, como envolve também um grande investimento financeiro inicial, é considerada uma tecnologia limitada para consumidores com capital que possibilite isso. Sendo assim, acaba comprometendo uma parte importante do orçamento de uma empresa.
Com a energia por assinatura, esse panorama muda totalmente. Os benefícios da energia solar fotovoltaica não mais se limitam exclusivamente a quem pode pagar pela instalação, já que é possível contratar um plano de assinatura. As organizações do setor prometem uma economia de até 20% nas contas de luz.
Isso possibilita a adesão de empresas à energia solar, sem que seja necessário comprometer uma parte do orçamento da empresa.
Além disso, outra vantagem importante da energia solar (e que se transfere também para os planos de assinatura) é a imunidade que oferece contra as tarifas bancárias.
O preço não acompanha os aumentos e bandeiras tarifárias cobradas pelas concessionárias de energia convencionais, pois o valor é atrelado à produção da fazenda solar, e não das hidrelétricas.
Dessa forma, não fica suscetível a eventuais condições climáticas que afetam as estações de chuvas. A maioria dos planos de assinatura permite que o consumidor opte por um preço fixo, possibilitando certa previsibilidade do que será cobrado pelo serviço.
4 – Assinatura pode ser cancelada a qualquer momento pelo cliente
Outro ponto positivo da energia por assinatura é a não obrigatoriedade de fidelidade ao plano, o que é adotado por grande parte das companhias que oferecem esse serviço. Isso significa que a assinatura pode ser cancelada se a empresa contratante julgar necessário, sem que isso acarrete em prejuízos.
Os contratos geralmente são flexíveis, enxutos e não exigem fidelidade. Sendo assim, não cobram multas nem exigem o cumprimento de prazos contratuais.
Muitas vezes, basta que o cancelamento seja anunciado com algum tempo de antecedência, para que o desligamento seja realizado em tempo hábil. Isso implica em menor burocracia e mais facilidade para realizar o cancelamento.
Os planos e preços variam entre as companhias de assinatura, mas funcionam de maneira semelhante aos pacotes de streaming, como a Netflix, com pagamento mensal para receber os créditos de energia.
3 – Maior flexibilidade na contratação dos serviços
A flexibilidade na contratação de um plano de energia solar por assinatura envolve também questões como mudança do endereço da empresa, por exemplo.
A mudança de endereço é muito comum sobretudo em empresas que ainda estão se consolidando no mercado e/ou que alugam o edifício onde realizam suas operações. Isso pode envolver uma série de burocracias e questões administrativas, mas a alteração em relação ao plano de energia por assinatura definitivamente não está entre essas preocupações.
Caso a empresa se mude para um endereço dentro da área de cobertura da distribuidora de energia, a assinatura continua válida, sem necessidade de alterações.
A possibilidade de usufruir das vantagens da energia solar mesmo estando em um imóvel alugado é um dos grandes pontos a favor dos planos de assinatura.
2 – Sem preocupações com instalação de equipamentos
A possibilidade de obter energia solar por meio de um plano de assinatura é uma grande vantagem principalmente para empresas que não podem instalar painéis solares no edifício onde estão alocadas.
Essa limitação pode acontecer por uma série de questões: se a empresa estiver em um imóvel alugado, por não haver bons índices de radiação solar no local, pela indisponibilidade de espaço no telhado para sua instalação (ou se o mesmo não for voltado ao Norte geográfico), pela falta de estrutura na cobertura para suportar o peso dos equipamentos, e assim por diante.
A energia solar por assinatura chegou no Brasil recentemente, trazendo novas oportunidades para esse tipo de consumidor. Além disso, beneficia também empresários e gestores que desejam evitar preocupações em relação à instalação e manutenção dos painéis fotovoltaicos.
Além de evitar os altos custos de instalação dos equipamentos de um sistema de energia solar, a contratação de um plano de assinatura impede que a empresa precise se preocupar com um projeto fotovoltaico e com questões referentes à incidência solar, área disponível para instalação, estruturas de fixação, etc.
1 – Marketing verde
Uma vantagem estratégica da energia solar por assinatura para empresas que não poderia deixar de ser mencionada aqui é a possibilidade de associar sua marca à sustentabilidade, construindo uma boa reputação entre os clientes.
O marketing verde reúne estratégias de promoção dos atributos e iniciativas das empresas que prezam pela preservação ambiental. Como essa preocupação está presente em todo o mundo, o consumo de energia renovável é bem-vindo e pode ser muito bem aproveitado.
Essa estratégia se tornou ainda mais expressiva quando os consumidores passaram a comprar das marcas com as quais se identificam em relação às causas sociais, econômicas e ambientais.
O mercado compreendeu isso, e empresas de diversos setores passaram a ter consciência de que o consumidor fica mais satisfeito ao se relacionar com marcas que compartilham de seus princípios.
Ao aderir à energia fotovoltaica, a empresa pode deixar claro para seus públicos de interesse que sua operação não agride o meio ambiente, ou que até mesmo compensa os impactos causados ao meio ambiente e à sociedade.
Para aderir ao marketing verde, é fundamental que a empresa seja, de fato, ecologicamente correta. Clique aqui e confira algumas iniciativas de sucesso nessa direção.
Você já estava familiarizado(a) com todas as vantagens que a energia por assinatura pode oferecer às empresas? Conhece alguma que não foi mencionada aqui? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe esse post para divulgar os pontos positivos da energia solar com ainda mais pessoas.