Foto de um painel solar recebendo luz

Quais são as fontes de energia convencionais e alternativas?

Quando falamos na produção de energia é importante destacar de quais fontes de energia estamos tratando. Nesse post você entenderá quais são as fontes de energia convencionais e alternativas e, também, os seus respectivos papéis.

O que são fontes de energia?

Fontes de energia são os recursos, naturais ou artificiais, pelos quais é possível se produzir energia. É possível observar várias dessas fontes no nosso dia a dia.

Tais fontes de energia possuem conexão direta com as questões ambientais modernas, pois podem possuir um impacto muito negativo no meio ambiente.

Dessa forma, dividem-se em fontes de energia convencionais e alternativas.

Fontes de energia convencionais

Quando estamos falando na divisão de fontes de energia, é importante conhecer o que as distingue.

O que se classifica como fonte de energia convencional são os meios que para produzir energia se utilizam de recursos não renováveis.

Fonte de energia convencional (Térmica)
Usinas térmicas que fazem a queima de carvão mineral são altamente poluentes.

Um dos principais exemplos nesse âmbito sendo o petróleo e o carvão mineral. Ambos são recursos finitos que causam grandes impactos no meio ambiente.

Atualmente as matrizes energéticas mundiais se concentram ao redor do uso desse tipo de fontes de energia. 33% da energia mundial é advinda do petróleo, 27% vem do carvão mineral e 24% vem do gás natural.

A matriz energética brasileira, porém, é mais variada. Confira aqui o balanço energético nacional no ano de 2022

Vantagens das fontes de energia convencional

  • Alta eficiência energética: No caso dessa fonte de energia, a queima de seus recursos gera uma alta quantidade de energia, por isso se tornou tão utilizada.
  • Facilidade de extração e transporte: A obtenção dos recursos necessários para a produção de energia não é muito complicada, isso acarreta um preço baixo da matéria-prima. O que pode sair mais barato que uma fonte de energia alternativa. Sendo assim, o crescimento da indústria energética que utiliza o carvão tem sido crescente, tendo crescido em 77% no ano de 2021, conforme estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).

Desvantagens das fontes de energia convencional

Enquanto as formas de energia convencional podem ser mais comodas, ainda apresentam muitas desvantagens notáveis, entre elas:

  • Recursos escassos: Devido à dependência da energia convencional em recursos finitos, há o risco do esgotamento da fonte de energia que gera sua produção.
  • Impacto ambiental: Como citado acima, as fontes de energia convencional apresentam um impacto ambiental muito negativo. A queima de combustíveis fosseis é um dos maiores exemplos, que além de contribuir para o efeito estufa e o desgaste da atmosfera, ainda é um dos agravantes em casos de doenças respiratórias. Tal poluição é tão grande que no ano de 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, 77 países se comprometeram a deixar de utilizar o carvão de forma gradual, até extinguirem o uso dessa matriz energética.

Fontes de energia alternativas

As fontes de energia alternativas são o outro lado de sua contraparte. Enquanto as fontes de energia convencionais se utilizam de recursos não renováveis, a energia alternativa é altamente sustentável.

Nesse caso, são utilizadas diversas outras fontes de energia, como a energia solar, energia eólica, Biogás, hidrelétrica, entre muitas outras.

Compreenda como funciona cada uma das energias alternativas:

  • Energia Solar: Utiliza de painéis solares que irão captar a luz emitida pelo sol e convertê-la de corrente contínua para corrente alternada. Dessa forma, permitindo que possamos utilizar a energia vinda da luz solar como energia elétrica.
  • Energia Eólica: Essa fonte de energia vem dos ventos. Nesse caso a captação da energia se dá por meio das pás eólica, hélices fixadas ao topo de torres. Com a força dos ventos, as hélices são movidas e através dessa movimentação, um gerador consegue produzir energia elétrica.
  • Energia Hidrelétrica: Sendo a fonte de energia mais popular do Brasil, essa fonte utiliza da força de quedas d’água para gerar energia. Para gerar esse efeito, é criada uma represa que possui em seu fim uma queda. Nessa queda são colocadas turbinas, que serão movimentadas pela água que irá cair. Ao serem movimentadas pela água, as turbinas então geram energia elétrica.
  • Biogás: Nesse caso a energia vem da fermentação de matéria orgânica, que gera uma enorme quantidade de gases naturais. Esse gás pode então servir como combustível para veículos, já que esse processo gera uma combustão controlada, que pode ser transformada em energia por um gerador.
Fonte de energia alternativa (Solar)
A energia solar apresenta um dos maiores crescimentos na matriz energética mundial.

Dentre esse meio distinguem-se das outras formas de produção de energia por utilizarem fontes de energia que são renováveis.

Ou seja, são energias limpas que vem da natureza e são rapidamente renovadas de forma natural, o que nos ajuda a causar pouco, ou nenhum impacto ao meio ambiente para a obtenção de energia.

O investimento nesse tipo de energia tem sido muito amplo nos últimos anos devido a como essa forma de produção de energia impacta o meio ambiente.

Vantagens da energia alternativa

  • Redução de impactos ambientais: Enquanto energias convencionais causam grandes danos ao meio ambiente, as energias alternativas possuem um impacto menor. O que a longo prazo significa uma melhora no meio-ambiente
  • Pouca manutenção: A maioria das energias alternativas não necessitam de grandes cuidados ou manutenção constante para funcionar. Uma fazenda solar, por exemplo, consegue funcionar por mais de 25 anos com custos baixíssimos anuais, relacionados apenas a limpeza.
  • Economia financeira para o consumidor: O uso de fazendas solares tem cada vez mais se provado uma das formas de economizar dinheiro. Sendo uma forma acessível de economizar dinheiro em sua residência ou empresa.

Desvantagens da energia alternativa

  • Custo de instalação: Enquanto pode ser uma forma de economia para muitos, a energia alternativa possui um alto custo de instalação. O que pode não ser muito atrativo.
  • Impacto ambiental inicial: Mesmo causando muito menos impacto que a energia convencional, a instalação dos meios para a produção de energia alternativa ainda pode ser danosa ao meio-ambiente. Um exemplo sendo a construção de uma hidrelétrica. Inicialmente se desmata uma grande área, contudo isso se compensa ao comparar o impacto das fontes de energia convencionais e alternativas. O impacto de uma hidrelétrica, por exemplo, pode ser muito maior do que imaginamos, como apontam pesquisadores da UNICAMP.

Similar Posts