Como funciona uma fazenda de energia solar?
Uma fazenda de energia solar é um conjunto de placas solares alocadas lado a lado em uma área específica. Esses painéis absorvem a energia solar e a convertem em energia elétrica, mas como isso ocorre e para que servem essas fazendas solares? Confira no post abaixo.
O que é uma fazenda de energia solar?
Como dito antes, a fazenda de energia solar é o agrupamento de diversos painéis solares em uma determinada área com a finalidade de gerar energia elétrica. Normalmente, essas fazendas são construídas no campo ou em áreas rurais, visto que há menos impedimentos no céu para a geração de energia e assim conseguem absorver mais energia solar.
As fazendas fazem parte do regime de geração distribuída. O Artigo 14 do Decreto-Lei n.º 5.163 de 2004 define geração distribuída da seguinte forma:
O objetivo por trás da construção de uma fazenda fotovoltaica é comercializar os lotes de painéis solares para outras pessoas, para poderem reduzir o seu próprio consumo de energia. Assim, utilizando como exemplo, se uma empresa contratar os serviços de uma fazenda solar, consequentemente poderá diminuir o valor de suas contas de energia.
Como funcionam as fazendas fotovoltaicas?
Essas fazendas de geração de energia funcionam de uma forma similar às instalações de painéis solares em residências. Ou seja, os painéis captam a energia solar, transformam em energia elétrica e, por fim, convertem a corrente para poder ser utilizada na rede elétrica.
Entretanto, há dois meios de utilização de energia solar. A primeira ocorre quando o painel fotovoltaico é instalado no imóvel, dependendo de maior investimento e mão de obra especializada. A segunda ocorre quando é contratada a modalidade de energia proveniente da geração de uma fazenda solar, a qual não depende de serviços de instalação.
Assim, por meio da Resolução Normativa nº 482 de 2012 da ANEEL, a qual regulamenta o sistema de compensação de créditos, é possível obter essa vantagem tanto pela instalação de painéis solares no imóvel quanto ao contratar a energia proveniente de fazenda solar.
Desse modo, a energia proveniente de ambos os sistemas é injetada na rede de distribuição e resulta em créditos (medidos por kilowatt-horas) para o gerador. Com isso, o sistema de compensação de crédito funciona de forma automática por intermédio das concessionárias parceiras.
Ao aderir aos serviços oferecidos pela Prana, o cliente torna-se responsável por um lote da fazenda solar. Por isso, os créditos provenientes da geração de energia do respectivo lote são utilizados diretamente para desconto no seu consumo mensal de energia.
Qual o objetivo de uma fazenda solar?
Para pessoas físicas, esse sistema de geração de energia é uma boa forma de economizar dinheiro através da energia solar. Seja como contratante ou como proprietário de uma fazenda solar. Entretanto, a Prana ainda não oferece serviços voltados para pessoa física, atendendo apenas pessoa jurídica nesse primeiro momento.
Agora, se tratando do ramo mais empresarial, esse é um modelo de negócios muito promissor. A princípio, há o investimento em criar a fazenda solar para usufruir dos benefícios e/ou comercialização de lotes. No caso da contratação dessa modalidade de serviço, é vantajoso pois há situações em que não é possível instalar painel solar no imóvel – seja em razão da sua estrutura ou, também, por se tratar de local alugado.
Independente de pessoa física ou jurídica, essa forma de geração de energia é considerada uma das mais limpas, além de diminuir a emissão de carbono que geramos.
Como é construída uma fazenda de energia solar?
O primeiro pensamento que se deve ter em mente ao pensar em construir uma fazenda de energia solar deve ser o nível de insolação da região em que se deseja construir. Desse modo, devemos garantir maior o nível de insolação possível, pois isso impacta diretamente na quantidade de energia produzida.
Após verificar o melhor local, então começa a instalação dos painéis e por fim a integração da fazenda com a rede de energia, para que a energia solar produzida possa ser utilizada. Assim, o proprietário pode tanto usufruir dos benefícios da geração de energia solar fotovoltaica como, também, comercializar seus lotes para empresas como a Prana.
Vantagens da produção de energia solar no Brasil
Segundo os dados apresentados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) em Infográfico n.º 46 de 05.08.2022:
- Atualmente, o Brasil conta com mais de 17,5 GW operacionais de fonte solar;
- Consequentemente, são mais de 25,7 milhões de toneladas de CO₂ evitadas com a utilização em massa desse meio como fonte de energia pela população;
- Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul lideram o ranking estadual de Geração Distribuída;
- Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Brasília (DF) lideram o ranking municipal de Geração Distribuída;
- A Matriz Elétrica Brasileira totaliza 196.633 MW, sendo a maioria Hídrica ocupando 53,5%, e o restante dividido entre energias renováveis e não renováveis. Atualmente, a Solar Fotovoltaica ocupa 8,5% da matriz, ficando atrás apenas da Eólica – a qual ocupa 10,8%;
- Minas Gerais, Bahia e Piauí lideram o ranking estadual e Geração Centralizada proveniente dos status das usinas solares fotovoltaicas outorgadas do mercado regulado e mercado livre;
- Desde 2019, a fonte solar está entre as mais competitivas do Brasil.
Quer saber mais? Consulte o infográfico atualizado mensalmente pela ABSOLAR com os principais dados da energia solar fotovoltaica do país.
Investimento Baixo
O custo para você investir em um lote de fazenda solar pode ser mais barato do que instalar os seus próprios painéis solares. Portanto, pode compensar considerar os serviços de uma fazenda fotovoltaica.
Fonte de energia limpa
Como mencionamos antes, a energia solar é uma das formas mais limpas de se gerar energia. Dessa forma, ao investir em uma fazenda solar você está contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes e com a preservação do meio ambiente.
Fonte independente de geração de energia
Enquanto hidrelétricas dependem das correntes de água e podem passar por dificuldades em períodos de seca, a energia solar é produzida de forma muito mais independente, o que garante que o fluxo de energia gerada será muito mais constante para aqueles que utilizam esses serviços.
É um mercado em constante crescimento
O mercado da produção de energia solar está cada vez em maior expansão no Brasil, com grandes investimentos sendo feitos na área. Como podemos conferir na reportagem a seguir, estamos vivendo um pico da busca pelo uso da energia solar no mundo.
Assim mencionado anteriormente, para melhor ilustrar o crescimento no uso desse meio de geração de energia, segue vídeo publicado pela CNN Brasil onde mostra que a energia solar se tornou a segunda principal fonte do mundo: