O que é feito com a energia produzida na usina solar?
Você com certeza já deve ter visto aquelas fotos com vários painéis solares alinhados. Sabia que esses painéis podem ser de uma usina solar? Nesse post você irá entender o motivo das usinas solares assim existirem e qual é a função desse local.
O que é uma usina solar?
Uma usina solar, ou parque solar, é uma grande área cujo objetivo é gerar o máximo de energia solar possível. Isso ocorre através do uso de diversas placas solares colocadas lado a lado que capturam a luz solar e as enviam para centros urbanos.
Nos últimos tempos, a produção de energia solar tem se popularizado cada vez mais, justamente por oferecer grandes benefícios e ter poucas ou nenhuma desvantagem. Como o Brasil é um país com a maioria de sua energia produzida por hidrelétricas, a energia solar pode ser uma alternativa para diversificar o modo de produção de energia do país.
Quais os tipos de usina solar?
Existem duas formas de se obter energia solar, e isso é justamente o que define de qual tipo é a usina solar a que estamos nos referindo.
Usina Termossolar ou heliotérmica
As usinas termossolares recorrem a um processo indireto de geração energia. Nesse caso as placas solares recebem o calor e transformam um líquido em vapor, o que irá movimentar as turbinas elétricas e gerar energia.
Nesse caso são construídos vários painéis com espelhos feitos para captar a luz e direcioná-la para um ponto focal. No ponto focal se encontra um líquido que ao receber a luz começa a esquentar e então move as turbinas elétricas do painel. A energia gerada pela movimentação das turbinas é o resultado desse tipo de usina.
Em notícia publicada pelo Jornal Nacional através do G1 em 11.04.2022, foi inaugurada a primeira usina termossolar do país localizada no interior do estado de São Paulo. Assim, de acordo com Celso Eduardo Lins de Oliveira da FZEA/USP em entrevista ao Jornal Nacional:
A solução encontrada para a crise energética foi ativação de usinas a combustível fóssil e caro. Então, as usinas termossolares se apresentam como alternativa para diminuir o impacto dessa energia cara na nossa fonte. E o uso de energias de fontes renováveis, principalmente com o grande potencial que tem o Brasil, é um potencial de geração de atividade econômica, é um potencial de energia limpa e é, portanto, um potencial de geração de empregos.
Celso Eduardo Lins de Oliveira da FZEA/USP, em notícia publicada pelo G1 em 11.04.2022.
Usina Fotovoltaica
As usinas fotovoltaicas na outra mão funcionam de uma forma diferente. Enquanto as usinas termossolares usam o calor do sol para vaporizar um líquido e assim gerar energia, as usinas fotovoltaicas convertem a radiação do sol em energia.
Usando grandes painéis para captar a luz solar junto de “trackers“, um dispositivo que move a direção para a qual os painéis estão virados para acompanharem o sol, e ao captar a luz solar geram energia na forma de corrente contínua.
É nesse momento então que a energia elétrica gerada precisa passar por um inversor solar, a fim de transformar a corrente elétrica em corrente alternada (O padrão de corrente para o uso doméstico ou industrial).
Quando se obtém a corrente alternada ainda é preciso realizar mais um procedimento. O que ocorre é que a energia gerada se encontra em uma voltagem muito baixa, 380 volts, e para que a energia possa ser transmitida pelas linhas de alta tensão é preciso aumentar essa voltagem. Após, são usados transformadores para que a voltagem se eleve de 380 volts para 13.800 volts ou até mesmo 230.000 volts. Por fim, a energia pode ser finalmente distribuída para as casas ou empresas que a necessitam.
O Brasil utiliza a energia das usinas solares?
O Brasil é um país que ainda utiliza muito pouco dessa forma de geração de energia, enquanto a maioria da energia brasileira se dá por meio das hidrelétricas. Entretanto, dados da ABSOLAR mostram que o Brasil possui a intenção de utilizar cada vez mais a energia solar, inclusive batendo recordes na geração de energia por meio solar.
No momento possuímos 1.178.790 usinas fotovoltaicas, no Brasil, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sendo as principais:
- Parque Solar São Gonçalo – 608 megawatts – São Gonçalo (PI);
- Complexo Solar Pirapora – 321 megawatts – Pirapora (MG);
- Parque Solar Nova Olinda – 292 megawatts – Ribeira do Piauí (PI);
- Complexo Solar Ituverava – 292 megawatts – Tabocas do Brejo Velho (BA);
- Parque Solar Lapa – 168 megawatts – Bom Jesus da Lapa (BA).
Atualmente, o que mais motiva o Brasil a utilizar usinas solares para obtenção de energia, é a idealização de uma forma de não depender exclusivamente das chuvas e volumes de água para gerar energia.
Outro ponto é a facilidade da instalação de usinas solares, visto que qualquer espaço que não seja coberto pode ser utilizado para receber painéis solares e produzir energia. Exemplo disso é o Estádio do Mineirão, que possui 6.000 painéis solares.
Vantagens da energia produzida pela usina solar
Além de serem uma forma de produção de energia completamente limpa, as usinas solares possuem outros vários benefícios.
Baixo impacto ambiental
Como falado anteriormente, as usinas solares possuem uma instalação muito simples, podendo ser instaladas em diversos locais.
Ao contrário de usinas hidrelétricas que precisam de uma grande estrutura, ou mesmo parques eólicos, a energia solar pode ser produzida em qualquer lugar. Basta que haja contato com o sol e nenhuma obstrução desse caminho. Além disso, não geram nenhum desconforto para aqueles que moram próximos aos painéis solares, que são silenciosos.
Longa vida útil
Um projeto de usina solar possui uma enorme longevidade, uma boa instalação dos painéis.garante que eles funcionarão pelos próximos 25 anos.
Não polui o meio ambiente
Sendo a poluição uma das maiores preocupações mundias, a energia solar é uma forma de evitar cada vez mais que o meio ambiente seja poluído.
Enquanto usinas termoelétricas utilizam a queima de combustíveis para gerar energia, a energia produzida pelos painéis solares é 100% limpa e causa zero impacto ao meio ambiente. O que a torna uma alternativa sustentável para o futuro, garantindo uma energia que não emite poluentes alguns.
Te ajudam a economizar
O uso de placas solares em residências ajuda e muito a economizar. Segundo uma reportagem do site Extra, a economia gerada com o uso de painéis solares pode gerar um retorno financeiro de até 30% do valor investido na instalação.