foto de uma planta de biogás

Para que serve o biogás e como é produzido?

Biogás é um biocombustível produzido através de materiais orgânicos (como a biomassa), é uma fonte de energia renovável e que busca substituir o uso de combustíveis fósseis. Entenda aqui para que serve o biogás e como seu uso pode impactar o planeta.

O que é o Biogás?

Antes de entender para que serve o biogás, é importante entender qual a composição dessa fonte de energia.

O biogás é a mistura de todos os gases produzidos durante a decomposição de matéria orgânica. Porém, para que isso ocorra da forma ideal para a produção do biogás, deve-se garantir que não haverá contato com a atmosfera. Ou seja, em um ambiente anaeróbio.

Quando isso ocorre, então surgem bactérias e microorganismos que consomem a matéria orgânica, assim gerando o biogás.

Esse gás é composto de: gás metano (CH₄), gás carbônico (CO₂), vapor de água (H₂O), sulfeto de hidrogênio (H₂S), amônia (NH₃), junto de outros gases em quantidades menores a 1%.

Essa composição, porém, pode variar a depender do tipo de matéria orgânica que está sendo decomposta e também de como ocorre a digestão anaeróbia dos microorganismos presentes.

Dentre todos os gases produzidos durante esse processo, o único a ser utilizado como combustível será o gás metano. Dessa forma, todos os outros são tratados com impurezas, portanto, o gás deve passar por um processo de limpeza antes de ser utilizado.

Para que serve o Biogás?

foto de um bujão de gás
O biogás pode ser utilizado em bujões como substituto ao gás de cozinha

O biogás é um combustível altamente versátil e pode ser utilizado em diversas situações. Tanto de formas mais simples, como em lampiões, geladeiras ou aquecimento de fogões. Como de formas mais complexas como combustível para caldeiras, motores de acionamento direto ou até mesmo para a produção de energia, utilizando uma estrutura similar a termelétricas.

Outra forma sustentável em que tem sido utilizado, o biogás tem servido como uma forma de garantir a energia elétrica em comunidades isoladas. Através do aproveitamento do gás proveniente de aterros sanitários ou estações de tratamento de esgoto.

Hoje há um grande esforço para se utilizar o biogás como alternativa aos combustíveis fósseis. Exemplo disso são substituições realizadas aos gases minerais, como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), utilização como gás de cozinha e também em equipamentos domésticos e como GNV (Gás Natural Veicular).

Como é produzido o Biogás?

Para ser devidamente utilizado comercialmente, o biogás necessita de biodigestores (reatores anaeróbios). Sendo assim, em uma planta de produção é preciso que a matéria orgânica seja devidamente isolada para que, junto aos reatores anaeróbios, possa produzir o gás que será futuramente utilizado.

Dessa forma, após passar por todos os processos, o biogás poderá ser armazenado e transportado para ser utilizado nos meios que o comportam.

Quais as vantagens do Biogás?

Agora que você sabe para que serve o biogás, é importante ressaltar que este é uma fonte de energia renovável, visto que a decomposição da matéria orgânica é um processo natural e inesgotável. Sendo assim, é uma forma de reduzir a emissão de poluentes e reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Outro ponto positivo do biogás está em sua versatilidade para áreas isoladas, como citado anteriormente. A instalação de biodigestores pode auxiliar em problemas de coleta de dejetos humanos e animais que poluem rios e córregos.

Além disso, em comunidades rurais pode ser utilizado como forma de combustível para tratores movidos a diesel e fogões a lenha, auxiliando na redução de poluição.

O uso do biogás também funciona como forma de substituição para outras fontes de energia e pode trazer muitos benefícios para seus investidores. Isso se dá devido ao biogás ser um investimento que não se atrela a variações cambiais, sendo mais seguro que seus demais.

Exemplo disso é como o Biogás se tornou uma alternativa quando houve alta nos preços dos combustíveis.

Utilização do Biogás no Brasil

Segundo dados apresentados pela ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) o Brasil é um dos países com o maior potencial para a geração de energia através do Biogás.

Atualmente o Brasil produz cerca de 1,8 bilhão de metros cúbicos de biogás por ano. Porém, estimativas preveem que esse número deve crescer até 2027, podendo aumentar em até 14,7%.

Estima-se que a produção de biogás deve atingir seu ápice no 2030, com produção de 11 bilhões de metros cúbicos anuais, junto a um crescimento no número de plantas. Indo das 548 atuais para mais de 1000 plantas de biogás nacionais.

O uso do Biogás na produção de energia

Por fim, o Biogás pode ser utilizado na geração de energia e produzir uma energia limpa e sem grande pegada de carbono.

Aqui na Prana você pode obter descontos na conta de luz da sua empresa de 30%. Tudo isso utilizando energias limpas como o biogás.

Dessa forma, se você se interessa por isso, saiba que isso tudo ocorre sem a instalação de qualquer aparelho em sua empresa. Portanto, basta você realizar o cadastro em nosso site e já poderá receber descontos direto na conta de luz. Isso tudo no modelo de compensação de crédito.

Similar Posts