lenha-Z5Invzr_yWg-unsplash

Quais são as vantagens da energia biomassa?

Tendo obtido cada vez mais destaque, a energia de biomassa tem ganhado cada vez mais espaço quando se fala na diversificação da matriz energética. Confira aqui todas as vantagens da energia biomassa e entenda como ela pode ser melhor empregada.

O que é a energia biomassa?

Biomassa é toda matéria orgânica, animal ou vegetal, que pode ser utilizada para a produção de energia. Essa matéria é obtida através dos processos naturais de decomposição e por isso é considerada uma fonte de energia limpa e renovável.

Um destaque da biomassa está em sua versatilidade, já que devido à abrangência do termo, a biomassa pode possuir muitas finalidades distintas.

foto de cana-de-açucar
O bagaço da cana-de-açúcar é um dos exemplos da biomassa utilizada no Brasil.

Através da biomassa diversos subprodutos podem ser desenvolvidos, como óleos vegetais, e biocombustíveis, como o etanol, biodiesel, biogás, metanol e biometano.

Quais são as formas de produção de energia que utilizam biomassa?

Como dito anteriormente, a biomassa pode ser desenvolvida a ponto de se tornar diversos subprodutos, entenda aqui quais são os processos que a transformam.

Pirólise

A mais comum forma de conversão da biomassa, a pirólise é um processo capaz de transformar uma fonte de biomassa (e.g. lenha) em um combustível com o dobro de sua densidade energética (e.g. carvão vegetal).

A pirólise ocorre através de um processo em que o material inicial é submetido a altas temperaturas em um ambiente em que há pouca presença de ar.

Dessa forma, a pirólise converte a matéria-prima em uma fonte de combustível e também gera gases combustíveis, como alcatrão e lenhoso. Estes que serão então utilizados no setor industrial.

Para compreender melhor esse processo, confira o vídeo abaixo:

Combustão direta

Outra forma de se utilizar a biomassa está na criação de energia por meio da combustão. Nesse caso os resíduos orgânicos serão aquecidos similarmente ao processo de pirólise, porém nesse caso, em um processo sem diminuição do ar do ambiente.

Isso ocorre com a finalidade de transformar a biomassa em calor, dessa forma gerando energia da mesma forma que uma usina termelétrica.

Contudo, mesmo havendo diversas vantagens da energia biomassa, esse método costuma não trazer um bom resultado. Visto que a combustão direta se prova ineficiente em gerar energia devido as altas quantidades de matéria-prima necessárias para que isso ocorra de forma satisfatória.

Gaseificação

Essa rota de conversão da biomassa consiste em, principalmente, na conversão das fontes sólidas de biomassa em gases a serem utilizados nos centros urbanos e industriais.

Isso ocorre por meio de reações químicas que utilizam vapores quentes e mantém o nível de oxigênio abaixo no mínimo necessário para haver combustão.

O gás gerado a partir dessas reações é altamente versátil e pode ser utilizado de diversas maneiras, como em motores de combustão interna e turbinas a gás.

Transesterificação

Esse é um processo químico que transforma os óleos vegetais em um produto intermediário a partir da reação de dois álcoois e uma base.

Através dessa reação é possível gerar glicerina e biodiesel, que pode ser utilizado em motores de combustão interna.

Quais as vantagens da energia biomassa?

Como observado, a biomassa é uma fonte de energia altamente versátil, podendo ser utilizada para a geração de combustível, bem como a produção direta de energia.

Há de se destacar novamente que a biomassa é uma energia limpa e que emite muito poucos poluentes. Dessa forma, a biomassa vem sendo utilizada como uma forma de diversificar as matrizes energéticas de países que buscam energia que agridem menos o meio ambiente.

Outro ponto importante da biomassa está ligado ao seu baixo custo. Como a biomassa utiliza principalmente os resíduos animais e vegetais, o custo de sua matéria-prima é baixíssimo, tornando-a uma alternativa com preço mais acessível.

Desvantagens da energia biomassa

Agora, também devem ser observados os pontos negativos da utilização dessa fonte de energia.

Entre suas desvantagens, a biomassa possui um grande problema com relação à eficiência da energia que produz. Isso ocorre, pois para ser produzida energia em grande escala, é preciso uma enorme quantidade de matéria-prima, visto que os materiais da biomassa possuem uma baixa densidade energética.

Outro ponto negativo está no armazenamento e transporte de dita matéria-prima. Como parte da biomassa é composta de lenha e outros resíduos vegetais, isso pode gerar problemas tanto na logística de transporte como de armazenamento, pois são resíduos que ocupam muito espaço e como dito anteriormente, possuem baixa densidade energética.

caminhão transportando madeira
O gasto com o transporte de madeira para energia biomassa pode muitas vezes ser maior que o valor de energia gerado.

O que obriga aqueles que desejam utilizar a biomassa a necessitar de uma logística complexa para transportar e armazenar toda a matéria-prima necessária.

Energia Biomassa no Brasil

O Brasil atualmente é um dos países que mais utiliza a biomassa como fonte de energia. O uso mais comum da biomassa é no bagaço de cana-de-açúcar.

Hoje, o Brasil conta com uma matriz energética que advém 85% de fontes de energia renovável, segundo dados apresentados pelo Ministério de Minas e Energia.

Dessa parte que utilizar energia renovável, a biomassa compõe 9% de toda energia produzida, sendo uma das mais utilizadas no país.

O Brasil hoje se encontra na liderança da produção de energia e segundo o Ministro do Meio Ambiente, uma forma de capitalizar em cima dessa produção está na exportação de energia.

Sendo assim, no futuro poderemos ver a biomassa se tornando uma fonte de energia cada vez mais utilizada em terras brasileiras.

Outra forma de aproveitamento da biomassa é através do aluguel de energia renovável, como fazemos aqui na Prana. Aqui você pode ter uma redução de até 30% na conta de luz da sua empresa através do processo de aluguel de energia verde.

O que ocorre é que você pagará um valor mensal que corresponde a sua demanda de energia, a partir disso, através dos nossos serviços você receberá o seu desconto direto na conta de energia, pelo modelo de compensação de crédito.

Similar Posts