paneis solares

Crescimento da energia solar no Brasil e seus impactos

O crescimento do uso de energia solar no Brasil é um dos maiores de todo o mundo, atingindo recordes a cada ano.

Entenda nesse post o que motivou esse crescimento e quais os impactos na economia atual o uso dessa fonte renovável tem causado.

A energia solar no Brasil nos últimos anos

O território brasileiro sempre foi um dos com o maior potencial para a produção de energia solar em todo mundo. Contudo, a exploração dessa capacidade apenas se iniciou recentemente.

O Brasil possui um histórico recente de utilizar energias renováveis como sua principal fonte de energia, como é o caso com as hidrelétricas. Porém, a dependência em apenas um modelo pode ser prejudicial em caso de eventos imprevistos.

Tal foi o caso durante a crise energética de 2001, um ano em que um período de secas afetou diretamente a capacidade de produção das hidrelétricas e por consequência, a população e as indústrias.

foto de diversos paineis solares no deserto
A energia solar está cada vez mais próxima de se tornar a segunda principal fonte na matriz energética brasileira.

Assim sendo, na busca por alternativas a energia solar surge na vanguarda das novas energias, se aproveitando de áreas do país com alto índice de insolação, bem como terrenos amplos.

Para haver o início dessa exploração da energia solar, o governo nacional realizou leilões visando contratar energia solar em altos volumes.

O leilão de outubro de 2014 terminou com a contratação de 890 MW, enquanto o de agosto de 2015 contratou 833,80 MW.

Ambos leilões foram um marco importante para a energia solar e tiveram papel fundamental em pavimentar o caminho para que hoje a energia renovável ganhasse espaço.

Crescimento do mercado de energias renováveis no Brasil

Como mencionado anteriormente, apenas recentemente começamos a de fato explorar todo o potencial do país com relação às energias renováveis.

Contudo, isso não significa que não hajam investimentos na área. Se o primeiro leilão de energia solar conseguiu arrecadar 890 MW de energia, hoje a capacidade total instalada no país já ultrapassa 22 GW, e se mantém em constante expansão.

Atualmente a energia solar está próxima de se tornar a segunda maior fonte de geração do país, como mostra a matéria a seguir:

Em dados apresentados pela Absolar, é possível observar que desde 2012 o mercado de energia solar já trouxe  R$ 114,2 bilhões em novos investimentos, correspondendo a geração de mais de 660 mil empregos acumulados.

energia solar no Brasil
Parques solares tem se tornado cada vez mais comuns no Brasil

Isso não apenas contribui financeiramente para o país e os investidores, mas ajuda o meio ambiente de forma essencial.

A energia produzida por meio das fontes solares desde 2012 conseguiram evitar a emissão de 30,6 milhões de toneladas de CO₂. A cada momento o Brasil caminha para tornar a energia solar sua segunda maior fonte de produção de energia, e considerando o aumento exponencial que vem ocorrendo, isso deve ocorrer logo.

A expectativa é de ainda mais crescimento para os anos futuros. A Absolar estima que a Capacidade de energia solar no Brasil deve crescer 42% em 2023.

Energia solar no Brasil como uma alternativa para empresas

Não somente a expansão das energias renováveis beneficia o governo, como também seus mais diversos consumidores. No caso empresarial, isso não poderia ser diferente.

Com cada vez mais opções e formas de se garantir energia para as empresas, a energia solar ganhou um altíssimo destaque, por ser fácil de ser produzida e pelo baixo custo do investimento necessário.

Seja com estratégias como a da Amazon, que planeja construir um parque solar para atender sua demanda energética, ou com a energia por aluguel.

A energia por aluguel ganhou um grande espaço recentemente devido a sua praticidade bem como seu baixo custo.

Muitos desejam aproveitar os benefícios das energias renováveis, entretanto, nem todas as empresas possuem o capital da Amazon e podem construir seu próprio parque solar.

Dessa forma, surge um novo mercado em que produtores de energia solar podem comercializar a sua produção energética e vendê-la como um produto para quem desejar comprá-la.

Isso ocorre através do modelo de compensação de crédito, que garante um desconto proporcional à energia produzida pelo vendedor.

Assim sendo, energias renováveis passaram a ser utilizadas até mesmo por aqueles que não diretamente as produzem.

Até 30% de economia na conta de luz?

Aqui na Prana, você pode aproveitar de diversas fontes de energia verde para reduzir o quanto você paga mensalmente na sua casa ou empresa! Assim, é possível alcançar uma economia de até 30% por mês na sua conta de luz.

A melhor parte do nosso sistema é que você não precisa instalar absolutamente nada. Todo o sistema de compensação de crédito ocorre sem preocupação ou transtorno. Para isso, basta você realizar a adesão no site e, após a conclusão do processo, aproveitar o desconto aplicado diretamente na conta de luz.

Similar Posts