Conheça o projeto e desafios da maior fazenda solar dos Estados Unidos

A empresa israelense Doral Renewables começou a trabalhar na construção da maior fazenda de energia solar dos Estados Unidos. Chamado de Mammoth Solar, o projeto cobrirá aproximadamente 13.000 acres, o equivalente a 5.261 hectares.

Responsável por essa realização, a Doral Renewables é uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores de Tel Aviv em Israel (DORL) e é líder global em energia renovável. Sua atuação tem destaque em Israel, nos Estados Unidos e em alguns países no continente europeu, e está ganhando cada vez mais destaque também no campo de soluções de armazenamento solar.

Confira a seguir mais detalhes sobre a Mammoth Solar, o mais recente e inovador projeto da empresa. 

O que se sabe até agora sobre a Mammoth Solar Farm?

A Mammoth Solar Farm está sendo construída entre os condados de Starke e Pulaski, no norte do estado de Indiana, nos Estados Unidos. Ficará localizada em uma área rural a cerca de 50 milhas (80 quilômetros) a sudoeste de South Bend. De acordo com a empresa responsável pelo projeto, ele terá um custo total de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares, e deve começar a funcionar a partir de 2024. 

O que se sabe até agora sobre a Mammoth Solar Farm?
O que se sabe até agora sobre a Mammoth Solar Farm?

A fazenda solar construída pela Doral Renewables faz parte de um acordo firmado com a American Electric Power, grande concessionária de energia elétrica de propriedade de investidores nos EUA, sediada no estado de Ohio e que fornece eletricidade para mais de cinco milhões de clientes em 11 estados. A expectativa é que a Mammoth Solar possibilite que a empresa melhore sua capacidade instalada de energia renovável.

De acordo com um comunicado emitido à imprensa, o projeto de construção da fazenda solar criará 500 empregos, e, após entrar em funcionamento, criará pelo menos 50 novos empregos em tempo integral. Devido ao seu tamanho, a Mammoth Solar será construída em três etapas.

Esse projeto representa um grande passo para o portfólio de energia renovável dos Estados Unidos, com o intuito de permitir que concessionárias locais, comércio e indústria adquiram energia gerada na região Centro-Oeste do país. Dessa forma, serve como um bom incentivo para empresas modernas, como data centers e fabricantes avançados, trazerem empregos para essa área.

Fazenda solar- portfólio de energia renovável dos Estados Unidos
Fazenda solar- portfólio de energia renovável dos Estados Unidos

Além disso, a presença da fazenda solar nessa localidade também oferece uma oportunidade única para as empresas locais atingirem suas metas de energia renovável com menor custo. 

A companhia Doral Renewables havia anunciado a pretensão de que a fazenda solar desse início a uma parte de suas operações durante o ano de 2023, caso o cronograma estabelecido pela empresa seja seguido conforme programado. Neste ano, a fazenda seria capaz de produzir 400 megawatts de energia, o suficiente para abastecer 75 mil residências. Como veremos a seguir, os planos foram adiados.

No total, a fazenda Mammoth Solar contará com um total de 2,85 milhões de painéis solares e, após ser concluída, em 2024, irá gerar um total de 1,65 gigawatts de energia. Ocupando uma área de aproximadamente 13 mil acres, o projeto se aproxima do Parque Solar Bhadla, na Índia, com 14 mil acres e capacidade instalada de 2.245 GW.

Fazenda solar de Mammoth Solar contará com um total de 2,85 milhões de painéis solares
Fazenda solar de Mammoth Solar contará com um total de 2,85 milhões de painéis solares

Com os recentes e preocupantes relatórios sobre mudança climática, a tendência é que cada vez mais grandes projetos de infraestrutura renovável recebam aval e apoio para serem construídos. Isso significa que o título de maior fazenda solar dos Estados Unidos provavelmente mudará de mãos várias vezes nos próximos anos.

Enquanto suas etapas de construção ainda não são concluídas, há alguns desafios pela frente a serem superados. Confira a seguir quais são eles. 

Quais os principais desafios enfrentados pelo projeto Fazenda Solar?

Os maiores obstáculos em relação à implementação do projeto da Mammoth Solar Farm estão relacionados a objeções da comunidade local, sobretudo por parte dos agricultores. O principal motivo para o descontentamento é justamente em relação ao tamanho da fazenda solar, que ocupará 13 mil acres que poderiam ser destinados às terras agrícolas.

Quais os principais desafios enfrentados pelo projeto?
Quais os principais desafios enfrentados pelo projeto?

Poucos meses após a proposta do projeto ser apresentada, agricultores locais se mobilizaram em prol de ações judiciais e compra de lotes de terra às margens da fazenda solar para fazer pressão e mostrar sua reprovação. 

Como consequência disso, a empresa Doral Renewables teve que adiar seus objetivos de conclusão do projeto, o que inicialmente estava previsto para acontecer em 2023.

Os oponentes do projeto solar afirmam que a sua construção representa um ataque flagrante às tradições agrícolas consagradas ao longo do tempo na região. O fato de ser construída por uma empresa estrangeira parece contribuir para intensificar os sentimentos de revolta e insatisfação. 

Situações semelhantes tendem a se repetir à medida que a indústria de energias renováveis busca se expandir nos Estados Unidos. Em 2021, projetos solares em Ohio, Kentucky e Nevada foram adiados ou descontinuados devido à pressão de moradores locais descontentes com suas propostas. 

O crescimento dessa indústria se deve à pretensão dos Estados Unidos em zerar suas emissões de carbono até 2050, conforme definido no Acordo de Paris. O país havia saído do acordo em 2017, por decisão do então presidente Donald Trump, que mostrava uma conduta cética e negacionista frente às evidências que comprovam as alterações climáticas. 

O crescimento dessa indústria se deve à pretensão dos Estados Unidos em zerar suas emissões de carbono até 2050
O crescimento dessa indústria se deve à pretensão dos Estados Unidos em zerar suas emissões de carbono até 2050

No início de 2021, após a eleição de Joe Biden, os Estados Unidos voltaram a fazer parte do acordo, mas para alcançar seu objetivo, pesquisadores da Universidade de Princeton estimam que a produção solar precise crescer mais de 20 vezes em relação aos níveis atuais. 

Isso talvez não seja tão difícil quanto parece, tendo em vista que a capacidade instalada de energia solar dos Estados Unidos aumentou mais de 20 vezes nos últimos 12 anos. O país é atualmente o segundo maior mercado de energia solar do mundo, atrás apenas da China. 

A energia solar tem sido a fonte de energia de crescimento mais rápido nos Estados Unidos nos últimos anos, recebendo incentivos de vários programas federais, estaduais e locais, bem como por financiamento privado. Com a diminuição dos custos da energia solar nos últimos anos, a tendência é que as instalações solares continuem a crescer em todo o país, apesar da resistência apresentada por produtores locais.

Este conteúdo foi útil para você? Se sim, compartilhe o artigo em suas redes sociais.  

Até 30% de economia na conta de luz?

Aqui na Prana, você pode aproveitar de diversas fontes de energia verde para reduzir o quanto você paga mensalmente na sua casa ou empresa! Assim, é possível alcançar uma economia de até 30% por mês na sua conta de luz.

A melhor parte do nosso sistema é que você não precisa instalar absolutamente nada. Todo o sistema de compensação de crédito ocorre sem preocupação ou transtorno. Para isso, basta você realizar a adesão no site e, após a conclusão do processo, aproveitar o desconto aplicado diretamente na conta de luz.

Similar Posts