Economia Verde. Mãos segurando uma planta

Como implantar sustentabilidade nas empresas?

Hoje em dia é muito comum ouvir falar em sustentabilidade nas empresas. Afinal, possui inúmeras vantagens para as empresas e, principalmente, para o meio ambiente. Se pensarmos de forma sustentável, estaremos contribuindo, garantindo a preservação ambiental e cuidando das futuras gerações do planeta.

Nesse post falaremos sobre a importância da sustentabilidade nas empresas para o meio ambiente. Acompanhe e inspire-se.

O que é Sustentabilidade?

Apesar de ter múltiplos significados, a sustentabilidade pode ser traduzida como a habilidade que atende a exigências do presente sem que isso cause danos a gerações futuras. A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare que significa, suportar, sustentar e manter. Que é a possibilidade de manter algo em bom estado por um longo período, mesmo que interferências externas hajam sobre ele.

Representa o equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais já existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir o desenvolvimento da atual geração, enquanto, garante a oportunidade das próximas gerações também terem os mesmos recursos para sua sobrevivência.

Contudo, em relação à sustentabilidade nas empresas, é um conjunto de ações a fim de preservar o meio ambiente e promover qualidade de vida dos colaboradores e de toda a sociedade.

Leia também: Crescimento da energia solar no Brasil e seus impactos

Como desenvolver ações sustentáveis?

Existem diversas maneiras de contribuirmos para a preservação do meio ambiente, como, por exemplo:

  • Podemos reaproveitar a água da chuva;
  • Dar prioridade a produtos biodegradáveis;
  • Descartar corretamente os resíduos;
  • Investir em energia limpa;
  • Utilizar a tecnologia ao nosso favor.

O que é uma Estratégia ESG?

ESG (Environmental, Social and Governance) é um fator que atualmente possui a finalidade de quantificar o compromisso de sustentabilidade nas empresas. Assim, mensurar se a empresa é maneira de identificar investimentos sustentáveis e capazes de gerar impactos positivos, financeiros, sociais e ambientais.

Desse modo, incluir ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações demonstra a importância da associação do lucro e o propósito de uma organização para a definição de métricas de sucesso corporativo.

Qual é a importância do ESG?

Para um número crescente de investidores, a análise das estratégias de ESG de uma empresa é um dos melhores racionais para investimentos. No entanto, os principais gestores de fundos de cobertura no mundo estão considerando a sustentabilidade nas empresas pelo reflexo positivo deste fator em seus resultados. Isso ocorre, pois levam a melhorias em eficiência e mitigação de riscos.

“Segundo relatório da PwC, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões, em relação a 15,1% no fim do ano passado. No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020”. 

Como implantar a sustentabilidade nas empresas?

Antes de iniciar a implementação da estratégia ESG em sua empresa, por isso, é importante construir uma equipe multidisciplinar qualificada para mapear e avaliar sua conjuntura, riscos e desempenho ESG, em toda a empresa e de vários pontos de vista, para que assim se possa ter uma visão holística das oportunidades.

Passo 1: Conduza uma Avaliação de Materialidade

Uma avaliação de materialidade é um exercício formal projetado para envolver as partes interessadas e descobrir o quão importantes são as questões específicas do ESG para elas. Com essas percepções, você pode orientar sua estratégia e comunicação para poder contar uma história mais significativa sobre sua sustentabilidade, impacto ambiental e assim por diante. Sua avaliação de materialidade deve:

Sustentabilidade nas empresas. Campo de painéis solares
  • Dar a você uma compreensão de quão importante cada tópico ESG é para o seu negócio e para os investidores;
  • Fornecer informações sobre a situação da sua empresa em tópicos específicos em comparação com parceiros de negócio e a concorrência;
  • Orientação para enfatizar tópicos com seus relatórios anuais e divulgações;
  • Maneiras metódicas de definir suas prioridades para agir.
  • Quando executada corretamente, a avaliação de materialidade ajudará a validar suas prioridades ESG para sua estratégia.

Passo 2: Estabeleça seu baseline

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve (Lewis Carrol)”, além do filme Alice no País das Maravilhas, aqui este conceito também se aplica, é necessário saber como está a situação atual para determinar o que precisa ser feito e como isso será realizado. Para isso:

  • Utilize sua avaliação de materialidade para determinar os tópicos que você precisa priorizar;
  • Trabalhe diretamente com seus acionistas em sua organização que tenham experiência em cada um de seus tópicos prioritários;
  • Colete informações de políticas, sistemas de dados e relatórios primeiro, depois complemente com entrevistas com suas partes interessadas internas para obter visões e informações mais detalhadas. 

A realização desta avaliação permite que você tenha uma visão panorâmica do estado atual da sua empresa e avalie a sua estratégia ESG na organização como um todo e assim determinar melhor as metas atingíveis.

Passo 3: Determinar Objetivos e Metas

Tendo um ponto de partida bem delimitado, é momento de definir seus objetivos e metas. Para isso, o primeiro passo é organizar sessões de trabalho engajando os stakeholders para a colaboração e discussão dos objetivos estratégicos. Nestas sessões, é recomendado o exercício de se perguntar:

Sustentabilidade nas empresas. Campo de painéis solares

A. O que pode ser mantido?
B. O que pode ser melhorado?
C. O que pode ser otimizado?

Certamente, se nos passos iniciais foi detectado um consumo e respectivamente custos excessivos com energia elétrica. Podem ser mantidos os projetos de conscientização sobre apagar as luzes ao deixar um ambiente, podem ser melhoradas as instalações elétricas do local e a otimização pode vir de soluções em fontes de energia elétrica, como, por exemplo, a energia solar para diminuição das faturas. Decerto, uma vez, com os objetivos bem delimitados podem ser definidas as metas, que quantificam o impacto de cada um e revelam publicamente, o compromisso da companhia com sustentabilidade. Para isso, é muito importante traçar objetivos e metas alinhados com os três conceitos de ESG (Environmental, Social e Governance).

Passo 4: Análise de Gaps

A análise dos gaps nos critérios de sustentabilidade revela possíveis problemas que a organização pode enfrentar durante a implementação da estratégia ESG, nesta etapa é relevante estar ciente das lacunas entre seu estado atual e seus objetivos para identificar o que está faltando para que você possa planejar e criar estratégias de acordo.

Passo 5: Plano ESG

O desenvolvimento de um plano de implementação, garante que todos estejam alinhados com as principais ações e com a estrutura a serem executadas ao longo do tempo. Aliás, garante aos acionistas e stakeholders mais confiança e transparência de seus objetivos e força. 

Sustentabilidade nas empresas. Campo de painéis solares

Defina o plano e compartilhe com sua cadeia de suprimentos para descobrir como você pode trabalhar em conjunto para apoiar os objetivos um do outro para agregar valor a longo prazo às suas parcerias para poderem atingir as metas. 

Passo 6: Plano de ação

Primeiramente, coloque o Plano em Ação e Meça os Principais Indicadores de Desempenho (KPIs). Com o estado atual da empresa definido e o plano prontos, é hora de começar a implementação. Contudo, crie indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso, definindo metas mensuráveis, que indiquem as estratégias bem-sucedidas. Por fim, estabeleça comunicações e atualizações regulares para suas principais partes interessadas. ESG trata-se de melhoria contínua, e não de uma única mudança drástica. As empresas devem continuar a acompanhar os KPIs e buscar melhorias por meio da mudança gradual de cultura.

Passo 7: Relatórios de Progresso

Trabalhar com relatórios é uma boa prática para reportar os avanços ou eventos associados ao cumprimento do plano, demonstrando assim ainda mais compromisso perante toda a cadeia produtiva.

Além de decidir o que relatar, você também deve pensar em como. Você precisa divulgar suas informações de forma clara e concisa para garantir que você relate os tópicos mais importantes à sua empresa. Como os stakeholders importantes da sua empresa podem acessar facilmente suas informações ESG, considere ter um relatório em PDF disponível em seu site ou uma página de destino ESG dedicada em seu site. 
https://planergy.com/blog/esg-strategy/
https://www.fool.com/investing/stock-market/types-of-stocks/esg-investing/esg-strategy/

Empresas com projetos relevantes em sustentabilidade

1. Johnson & Johnson

Em setembro de 2020, a Johnson & Johnson inaugurou sua primeira fazenda solar na América do Sul, na Cidade de São José dos Campos, com capacidade de 1 megawatt-pico(MWp), podendo suprir cerca de 1000 residências. O projeto atualmente gera energia 100% renovável para compensar o consumo do centro de distribuição da empresa localizado em Guarulhos-SP.

A energia limpa produzida pela estrutura vai evitar a emissão de 215 toneladas de CO² na atmosfera, benefício equivalente ao plantio de 600 árvores por ano. A Johnson&Johnson reafirma seu compromisso através de ações alinhadas a ESG através de projetos conduzidos por funcionários e investimentos de centenas de milhões de dólares em ações sustentáveis até 2030.
https://exame.com/negocios/johnson-johnson-investe-em-1a-usina-solar-no-pais-em-parceria-com-a-edp/

2. Amazon

Em setembro de 2022, a Amazon anunciou um empreendimento junto à EDP Brasil de longo prazo, que pretende viabilizar a construção do maior parque solar da EDP Brasil no país. “Planejamos investir mais de R$ 3 bilhões em energia solar no Brasil até 2025”, afirma João Marques da Cruz, diretor-presidente da EDP Brasil.

O projeto faz parte de uma expansão expressiva de capacidade de energia renovável divulgada pela Amazon, que além do Brasil, pretende construir novos parques solares na Índia e na Polônia, com o objetivo de acrescentar uma capacidade de 2,7 gigawatts (GW) em seu portfólio energético.

“Estamos trazendo novos projetos eólicos e solares on-line para alimentar nossos escritórios, centros de atendimento, data centers e lojas, que atendem coletivamente milhões de clientes em todo o mundo, e estamos no caminho de alcançar 100% de energia renovável em todo o nosso negócio até 2025”, afirma a empresa.

https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/09/21/amazon-vai-construir-fazenda-solar-no-brasil-em-parceria-com-edp.ghtml

3. Panasonic

A Panasonic exibe atualmente uma fábrica “verde” que se tornou referência global. A unidade de Kusatsu, no município de Shiga, Japão, foi construída em 1969 para produzir itens como refrigeradores e máquinas de lavar roupa. Com as últimas adaptações, tornou-se uma vitrine para tecnologias limpas no setor industrial. Opera com uma combinação de energia solar e a hidrogênio, balanceada por um sistema com inteligência artificial.

Em abril, começou a funcionar uma instalação piloto na fábrica, composta por um tanque de hidrogênio combustível, uma rede de células de hidrogênio, uma rede de painéis solares e baterias Megapack da Tesla para armazenamento da energia limpa gerada. Cerca de 80% da energia consumida na fábrica tem vindo das células de hidrogênio e 20% dos painéis solares. A operação deverá usar 120 toneladas de hidrogênio por ano.
https://epocanegocios.globo.com/sustentabilidade/noticia/2022/12/panasonic-revela-detalhes-da-fabrica-verde-movida-a-hidrogenio-e-energia-solar.ghtml

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