Qual a diferença entre usina e fazenda solar?
É comum escutarmos os termos usina e fazenda solar sendo usados como sinônimos, porém, existem algumas diferenças fundamentais entre as duas. Confira a seguir quais as diferenças entre usinas e fazendas fotovoltaicas.
O que é uma usina solar?
Inicialmente, devemos explicar separadamente como se classificam cada uma das modalidades de geração de energia solar.
Ao tratarmos da usina solar estamos falando de uma grande central geradora de energia, que se utiliza de milhares de placas fotovoltaicas, ou outra tecnologia para produzir energia elétrica através da luz solar.
Nesse caso, temos 2 modelos distintos de usinas solar.
Usina solar heliotérmica
Nesse caso, é utilizado um processo indireto para a geração de energia. O que ocorre nessas usinas é a utilização do calor do sol para que ele evapore água e assim seja gerada energia.
Para isso ocorrer, são posicionados diversos espelhos que irão todos refletir a luz solar para um mesmo ponto focal. Nesse ponto há um líquido que irá ser aquecido até evaporar, e então irá mover turbinas que gerarão energia elétrica.
Usina solar fotovoltaica
Esse tipo de usina solar é um modelo de grande porte focado na produção de energia elétrica. A energia é gerada nessa usina por meio da captação da luz solar, através dos painéis solares.
Dessa forma, ao captarem a luz solar, a transformam diretamente em energia elétrica, pronta para ser injetada na rede.
Para compreender mais sobre as usinas solares, confira aqui outra publicação detalhando ainda mais as usinas solares.
O que é uma fazenda solar?
As fazendas solares se classificam pela sua finalidade. Esse modelo nada mais é que uma forma de se utilizar uma usina solar.
As fazendas solares se classificam como usinas fotovoltaicas enquadradas como minigeração no segmento de geração distribuída.
Essas fazendas fotovoltaicas se destinam a comercialização da energia por elas produzida, para oferecer uma redução na conta de luz de seus clientes.
Dessa forma, as fazendas solares são usinas fotovoltaicas também, porém o que as define é sua capacidade de gerar energia, que normalmente é menor que a de usinas dedicadas ao Sistema Elétrico Nacional, E sua finalidade, visto que se denomina fazenda solar apenas quando sua finalidade é a comercialização da energia produzida.
Esse modelo de negócios se encontra regulado pela ANEEL em RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 e RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015.
O que ocorre nesses casos é a comercialização dos lotes da fazenda solar, ou seja, ao firmar um contrato com uma fazenda solar você passa a ser dono de uma parte de seus painéis. Dessa forma, a energia por eles produzida chegará para você na forma de créditos que irão abater o valor de sua conta de energia.
A onda das fazendas solares tem se tornado cada vez mais marcante, e recentemente a Geração Solar Distribuída ultrapassou pela primeira vez a geração de energia da Hidrelétrica de Itaipu. Como mostra a matéria da CNN aqui disponível.
Outro exemplo da expansão no mercado de fazenda solar está na notícia a seguir, publicada pela Jovem Pan News, a qual menciona sobre esse investimento da Amazon no Brasil:
Então qual a diferença entre a usina solar e a fazenda solar?
A principal diferença entre uma usina e uma fazenda solar está na capacidade de geração de energia. As fazendas solares geram muito menos energia que uma usina solar.
Confira abaixo números de geração de energia de usinas solares brasileiras segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS):
- Usina solar São Gonçalo (475 MW);
- Usina solar Pirapora (321 MW);
- Usina solar Nova Olinda (292 MW);
- Parque solar Ituverava (292 MW);
- Complexo solar Lapa (168 MW);
- Central Fotovoltaica Juazeiro Solar (156 MW);
- Usina solar Guaimbê (150 MW);
- Usina solar Apodi (132 MW);
- Parque solar Paracatu (132 MW)
Por outro lado, para uma geração de energia solar se enquadrar como uma fazenda fotovoltaica, deve possuir uma geração de no máximo 3 MW.
Outro ponto que distingue as duas formas de geração de energia solar está ligada a como ocorre a distribuição de energia.
Enquanto ambas são construídas da mesma forma e diminuem o impacto ambiental das energias não renováveis, as usinas solares funcionam de modo a injetar sua energia produzida diretamente no Sistema Elétrico Nacional.
Por outro lado, as fazendas solares agem de acordo com seus consumidores. Por permitir o investimento de pessoas físicas e jurídicas, as fazendas solares geram a capacidade de injetar apenas a energia relativa a seus consumidores por meio de geração distribuída.
Sendo assim, clientes como empresas podem fazer parte de um negócio de energia solar e receberem abatimentos em suas contas de luz sem necessariamente ter painéis instalados.
Esse é o caso da Prana, que permite que a sua empresa possa receber até 30% de desconto nas suas contas de luz.
Saiba mais clicando aqui!