O que é considerado uma rede de alta tensão?
A energia elétrica produzida precisa ser levada até o consumidor, e é aí onde entra o papel das redes de transmissão. Confira aqui como uma rede de alta tensão pode ser essencial para fazer o transporte da energia desde a sua geração até sua casa.
O que é a alta tensão?
Tensão é a forma que identifica as considerações de segurança a serem tomadas com um sistema de geração, distribuição ou utilização de energia.
A alta tensão é utilizada para serem evitadas perdas de energia em trajetos muito longos. Sendo assim, a energia corre em alta tensão para que os centros urbanos possam ser devidamente abastecidos.
Uma rede de alta tensão é considerada a mais perigosa entre todas. Enquanto redes de baixa tensão podem gerar um choque não serem tão perigosas, uma rede de alta tensão carrega consigo o risco de um arco elétrico. Uma descarga de energia concentrada similar a um raio.
Portanto, é preciso de muito cuidado ao lidar com redes de alta tensão.
Distribuição de energia
Para que a energia seja transportada até o consumidor final é necessária uma aparelhagem para fazer isso acontecer da maneira ideal.
A forma como é realizada a distribuição atualmente é por meio dos cabos de energia que estamos acostumados a ver pelas ruas.
Esses cabos, feitos de fios condutores e isolados, são o que formam a nossa rede de transmissão de energia elétrica.
Esse sistema costuma ser administrado utilizando a média tensão para garantir a melhor qualidade possível da energia para o consumidor. Contudo, algumas distribuidoras podem utilizar uma tensão menor se isso for preservar uma maior qualidade de energia elétrica.
Outro ponto a ser destacado nesse sistema são os isolantes que acompanham os cabos. Feitos de vidro ou de porcelana, os isolantes são fundamentais para evitar descargas elétricas que possam ocorrer durante o transporte da energia.
Por fim, a última parte desse sistema são os transformadores, que se encontram também nos postes. Esses aparelhos funcionam para garantir que a tensão da energia chegue a sua casa de forma ideal, assim como fornecer segurança no caso de descargas elétricas.
Os transformadores garantem que a energia não chegue em alta tensão na sua casa, por exemplo. O que seria muito perigoso, visto que não utilizamos aparelhos que comportem o uso de alta tensão.
Até pouco tempo atrás o governo regulava os preços de energia em alta tensão, porém recentemente, como mostrado em matéria da CNN, estes agora podem fazer parte do livre mercado de energia.
Isso permite que consumidores de energia de alta tensão possam negociar livremente os preços da energia que vendem ou consomem.
Linhas de transmissão
Você com certeza já viu aquelas grandes construções metálicas com diversos cabos de energia. Essas são as linhas de transmissão
A linha de transmissão é composta por fios condutores isolados que correm por longas distâncias, conectando as usinas diretamente àqueles que precisam de energia em rede de alta tensão, como fábricas, mineradoras ou distribuidoras de energia locais.
No Brasil essas linhas são classificadas de acordo com seu nível de tensão de operação:
- A1: Tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV
- A2: Tensão de fornecimento entre 88 kV e 138 kV
- A3: Tensão de fornecimento de 69 kV
Assista o vídeo abaixo para compreender melhor o funcionamento das linhas de alta transmissão:
Redes de distribuição
As redes de distribuição são linhas operando em baixa, média e alta tensão. Elas são as responsáveis pela parte final da distribuição da energia elétrica.
A energia é inicialmente produzida e armazenada nos geradores da usina em que foi produzida, então passa pelas linhas de transmissão e por fim cai nas redes de distribuição, que levarão a energia até o consumidor final nos centros urbanos.
A energia que chega até a rede de distribuição chega em alta tensão, vinda das linhas de transmissão. O que ocorre então é a conversão dessa energia para a média tensão, que consiste tensão que está presente nos postes que comumente vemos nas ruas.
Por fim, a energia é convertida para baixa tensão, aquela que utilizamos em nossas casas.
Tipos de redes de distribuição
- Rede de distribuição aérea: Esse é o modelo mais comum no Brasil. É o modelo que utiliza os postes de energia como a principal forma de transporte, utilizando fios isolados para fazer a distribuição da energia.
- Rede de distribuição subterrânea: Nesse modelo não são vistos fios ou postes de energia, tudo ocorre debaixo da terra. Esse modelo é considerado o mais confiável e mais seguro, porém o seu alto custo dificulta sua implantação em maior parte do território brasileiro.