Fontes de energia utilizadas no Brasil: Eólica e Solar

Quais as fontes de energia mais utilizadas no Brasil?

O Brasil é, sem dúvida, uma potencial mundial quando o assunto é produção de energia limpa. As diversas fontes de energia mais utilizadas no Brasil são amplas e muito bem distribuídas.

Sendo assim, com vários recursos naturais a seu dispor, o país produz mais de 80% de sua energia utilizando fontes renováveis, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia.

Confira a seguir quais são essas fontes de energia que mais são utilizadas no território nacional.

Fontes de energia mais utilizadas no Brasil: Não renováveis

Enquanto o Brasil é um dos maiores produtores de energia limpa, ainda assim não possuímos uma matriz energética 100% renovável. A seguir elencaremos as matrizes não renováveis de energia utilizadas no país

Petróleo

O petróleo ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no Brasil, sendo responsável por uma parte relevante de nossa matriz energética.

foto de uma usina térmica
A produção de energia por esses meios emite uma enorme quantidade de gases poluentes.

O petróleo é usado principalmente em equipamentos industriais e em veículos automotores, como a gasolina, querosene e óleo diesel, por exemplo.

Hoje, com a maior exploração do petróleo na camada do Pré-Sal, o Brasil consegue possuir uma taxa de exportação maior que a taxa de importação, uma marca histórica para o país.

Energia nuclear

Mesmo sendo considerada uma fonte de energia limpa, a energia nuclear não pode ser considerada uma fonte de energia renovável. Isso por que a sua matéria-prima é finita e não pode ser reaproveitada.

Atualmente, representam uma parcela muito baixa da produção de energia brasileira, apenas 3% do total, visto que possuímos hoje apenas duas usinas em funcionamento: Angra 1 e Angra 2. Ambas na cidade de Angra dos Reis- RJ.

Isso ocorre devido ao alto custo para a manutenção das usinas e os baixos níveis de produção.

Carvão Mineral

Utilizado como combustível para as usinas térmicas e como matéria-prima em siderúrgicas, essa é certamente uma das mais importantes fontes de energia para o Brasil.

Além de ser uma fonte de energia altamente poluente, o carvão mineral também deve em muitos casos ser importado. Isso acontece por que a qualidade do carvão brasileiro não é muito boa, sendo assim, 60% do carvão mineral hoje no país é importado.

Fontes de energia mais utilizadas no Brasil: Renováveis

Energia Hidrelétrica

Essa fonte de energia não vem como uma surpresa para ninguém, o Brasil possui diversas usinas hidrelétricas e essa é a principal fonte de energia do país.

foto de uma usina hidrelétrica
Usinas hidrelétricas utilizam a queda das águas como forma de produzir energia.

Aproximadamente 70% da energia consumida no Brasil tem como origem a produção por meio de hidrelétricas.

As mais importantes hidrelétricas do Brasil são:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná;
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí no Rio Tocantins;
  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira no Rio Paraná;
  • Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco;
  • Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia no Rio Iguaçu;
  • Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso no Rio São Francisco;
  • Usina Hidrelétrica de Itumbiara no Rio Paranaíba;
  • Usina Hidrelétrica de Teles Pires no Rio Teles Pires;
  • Usina Hidrelétrica de São Simão no Rio Paranaíba;
  • Usina Hidrelétrica de Jupiá no Rio Paraná.

Energia Solar

Sendo uma das energias que mais cresce em quantidade de energia produzida, não podemos deixar de mencionar a energia solar nessa lista.

Recentemente o a produção de energia solar brasileira superou os 14GW de potência operacional. Segundo a ABSOLAR, essa é uma marca importantíssima, visto que a produção de energia solar do Brasil superou a produção de sua principal usina hidrelétrica, Itaipu.

Esse é um marco muito importante, visto que ajuda a diversificar as formas de produção de energia mais utilizadas no Brasil e ainda gera grande lucro para o país.

Energia Eólica

Sendo uma das energias renováveis com maior custo de instalação, é de se pensar que não há muitas vantagens utilizar energia eólica.

Contudo, após sua instalação irá fornecer energia renovável de maneira inesgotável, o que se prova uma grande qualidade da energia eólica.

Atualmente compõe 9% da produção de energia nacional e cresceu muito no início dos anos 2000. Período em que o Brasil passou por grandes secas e então foi incentivado o uso de energias como a eólica e a biomassa.

Biomassa

Por fim, a última fonte de energia utilizada no Brasil, a Biomassa. Essa produção de energia ocorre através da queima de materiais orgânicos para a obtenção de energia, como resíduos de cana-de-açúcar e excrementos animais.

Esse é uma forma de produção altamente defendida por especialistas: ela aproveita os resíduos deixados de outras produções, como a agrícola e utiliza esses “restos” para gerar energia.

O crescimento em geração de energia limpa no Brasil

Em matéria publicada pela CNN Brasil, esta reafirma que o Brasil é potência mundial em energia limpa, como podemos observar no vídeo a seguir:

Assim, é possível compreender alguns dos motivos pelos quais muitos brasileiros optam pela produção de energia limpa: sustentabilidade, segurança na geração e uso da energia, economia na conta de luz, dentre outros.

Se quiser entender ainda mais sobre energia limpa, confira o post: O que são fontes de energia limpa?

Similar Posts