Como está o uso de energia solar no Brasil?
Sendo um dos mercados que mais tem crescido no país, a energia solar vem quebrando recorde atrás de recorde em seus números. Entenda como o uso de energia solar no Brasil tem crescido tanto e como ainda pode se desenvolver ainda mais.
História do uso de energia solar no Brasil
Mesmo tendo sido estudada desde meados do século XIX, a energia solar chegou apenas recentemente em solos nacionais.
No Brasil, o primeiro registro do uso de energia solar data de 2011, ano em que foi instalada a primeira usina solar do país em Tauá, cidade do sertão do Ceará.
Aliás, esta não foi somente a primeira usina solar do Brasil, como também foi a primeira instalada em toda América Latina.
Desde esse momento o mercado da energia fotovoltaica disparou em números e muitos se interessaram pelo amplo potencial da área.
Então, surge a necessidade de regulamentar em legislações específicas o uso e a comercialização dessas novas formas de energia. E é daí que surge a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 da ANEEL.
Essa resolução normativa é o primeiro passo dado a caminho de uma maior compreensão e de um englobamento da energia solar pela legislação brasileira.
Em 2020 o crescimento atingiu um pico em número de painéis solares instalados, havendo mais de 30 mil imóveis utilizando energia solar, e a tendência de crescimento é alta.
De acordo com dados apresentados pela ABSOLAR a tendência é que esse número chegue a até 887 mil sistemas solares instalados no país.
Confira abaixo uma notícia exemplificando o crescimento da energia no país:
Como a energia solar se encaixa na matriz energética brasileira?
Um ponto importante ao se mencionar a energia solar é seu papel na diversificação da matriz de energia nacional.
O Brasil é um país que historicamente apostou em poucos recursos para a geração de energia. Tendo a princípio poucas fontes de energia.
Até o ano de 1970, lenha e petróleo correspondiam a aproximadamente 78% de toda matriz energética, enquanto nos anos 2000, 70% de toda energia vinha de lenha, petróleo e energia hidrelétrica.
Isso, contudo, gerou grandes problemas para o país no início do Século XXI, visto que devido a um período de secas intensa e alta dependência na produção de energia hidrelétrica gerou uma crise energética forte.
Nesse contexto é que entram alternativas como a energia solar e outras fontes renováveis. Para evitar que cenários como esse se repitam, a diversificação da matriz energética é essencial e a energia fotovoltaica é uma grande aposta.
O Brasil possui áreas com alta incidência solar, principalmente na região Nordeste, denotando um potencial para a produção de energia fotovoltaica enorme, e cada vez mais temos explorados essa caraterística nacional.
Em questão de potência instalada, em outubro de 2022 o Brasil atingiu os 21GW de potencial de energia solar instalados, o que o classifica como o 14.º país com a maior capacidade de geração de energia fotovoltaica no mundo.
Como funciona a compra de energia solar no Brasil?
Se você se interessa pela energia solar, é possível que já tenha ouvido falar sobre a compra de energia solar ou o aluguel de fazendas solares.
Essa é uma nova prática que tem surgido como uma alternativa para aqueles que desejam diminuir suas contas de luz com energias renováveis, porém não querem custear a instalação dos painéis ou não tem espaço.
É nesse contexto que surge a ideia de comercializar a energia solar produzida para terceiros. E através do mercado livre de energia, isso se tornou possível.
Dessa forma, foi criado um sistema em que há livre contratação de empresas em que os consumidores podem escolher de forma livre qual melhor se encaixa em seu padrão.
Através desse sistema, empresas ou pessoas físicas com alta demanda de energia podem comprar a produção dessas empresas a fim de diminuir sua própria conta de luz.
Se interessou pela compra de energia? Confira a Prana!
Se a ideia da compra de energia te interessa, aqui na Prana nós podemos te oferecer as melhores opções para a sua empresa economizar na conta de luz.
Através dos serviços por nós oferecidos você pode economizar até 30% mensalmente nas contas de luz da sua empresa, e tudo isso sem a instalação de nenhum aparelho ou de custeio de qualquer manutenção.
Isso tudo ocorre através do modelo de compensação de crédito, que garante o desconto direta na sua conta de luz, sem nenhuma preocupação para você.
Dessa forma, o único trabalho que você tem é o de realizar a adesão e aproveitar o desconto mensal nas suas próximas contas!