Parque solar no Brasil: Entenda essa ideia da Amazon
A energia solar é um dos mercados que mais crescem no Brasil, devido ao seu potencial na geração de energia por esse meio. Não obstante, a empresa americana Amazon irá construir um parque solar no país como forma de desenvolver ainda mais essa parte da economia.
Entenda a seguir como isso será feito e quais os impactos que a construção de uma área tão grande irão trazer.
O que é um parque solar?
Inicialmente é importante esclarecer o que é um parque solar e por que essa é uma iniciativa em que a Amazon está apostando com tanta confiança.
O uso de placas solares foi altamente popularizado nos últimos anos, tendo se tornado um acessório presente em diversas residências a fim de gerar energia.
Contudo, quando falamos de um investimento como na Amazon, o que está sendo feito é um projeto em larga escala. Enquanto painéis solares residenciais conseguem reduzir a conta de luz de seus moradores, um investimento nessa escala consegue produzir energia para abastecer cidades e muito mais.
Como funciona?
Uma área dedicada à produção de energia fotovoltaica funciona com o agrupamento de diversos painéis solares captando a luz solar e a transformando em energia elétrica. Porém, isso você já deve imaginar, entenda a seguir como isso é possível:
Quais as expectativas da Amazon com esse projeto?
Como é de conhecimento comum, a Amazon é uma das maiores empresas do mundo, portanto, possui armazéns e escritórios que demandam uma altíssima quantidade de energia.
A empresa então desenvolveu um plano de construir 71 projetos de produção de energia com o intuito de utilizar em seus estabelecimentos energia 100% renovável.
O projeto em solo brasileiro será o primeiro a ser executado, e possui a estimativa de aumentar a sua produção interna de energia em 122MW.
Quais as vantagens em construir esse parque solar?
Para uma empresa do tamanho da gigante multinacional, o preço de suas contas de energia pode ser astronômico. Dessa forma, ter a opção de contar com uma produção interna pode ser uma alternativa excelente a fim de economizar dinheiro nessa área.
Outro ponto de destaque está na criação de uma relação de independência energética com os países em que opera. Ao construir projetos como esse, o abastecimento energético de suas fábricas e escritórios deixa de depender exclusivamente da produção de um determinado país.
Assim sendo, se houver uma crise energética relacionada aos sistemas tradicionais de determinado território, a empresa poderá manter sua produção sem grandes custos.
O que a construção desse projeto traz para o Brasil?
Até agora falamos apenas no que o parque solar irá trazer para a Amazon, mas esse investimento também trará muito para o país de forma geral.
Inicialmente há de se considerar a mão de obra necessária que será inteiramente formada por brasileiros. Estima-se que esse projeto gere aproximadamente 850 novos empregos para a fase de construção e mais 30 empregos permanentes para realizar a manutenção do parque fotovoltaico.
Além disso, uma das maiores contribuições que ocorrem de forma indireta está na disponibilidade maior de energia para os demais consumidores.
Com a energia utilizada sendo totalmente vinda de fontes renováveis e por ela mesma suprida, uma maior quantia de energia nacional se torna disponível.
Assim, há mais recursos que aliviam a pressão do Estado em suprir a produção de energia para a população geral. Dessa forma é possível evitar crises energéticas como a vivida no início do Séc XXI.
Quer seguir o exemplo da Amazon? A Prana te ajuda!
Se você, assim como a Amazon, quer diminuir o custo de suas contas de luz, aqui na Prana isso torna possível.
Aqui você consegue reduzir em até 30% o valor das contas de energias mensais da sua empresa. E o melhor de tudo, ao contrário da Amazon, você não precisará realizar nenhuma instalação de aparelhos.
Na Prana você recebe mensalmente um desconto na sua conta através do modelo de compensação de crédito. Dessa forma, o único trabalho que você terá será realizar a adesão em nosso site.
Após aderir aos nossos serviços você já começará a economizar nos valores de energia que a sua empresa paga!