Saiba tudo sobre cidades sustentáveis. Pranatec

O que são cidades sustentáveis? 3 Exemplos no Brasil e no mundo

Cidades sustentáveis são todas que adotam práticas inteligentes, visando melhorar a qualidade de vida dos seus populares. Assim, garantindo o desenvolvimento socioambiental e econômico e preservando o meio ambiente. Aliás, dentro dessas cidades existem programas que funcionam muito bem quando são bem administrados.

Tem dúvidas sobre o que são cidades sustentáveis? Acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro dos exemplos de cidades sustentáveis no Brasil e no mundo.

O Que é Uma Cidade Sustentável?

Energia eólica - Pranatec

Quando falamos em cidades sustentáveis, estamos falando de cidades as quais tem padrões de vida, produção e consumo baseados em aspectos econômicos e socioambientais. Ao contrário de promover um crescimento e consumo fora de ordem, buscam políticas públicas e ações que tem grande impacto positivo relacionado sustentabilidade. Ações como, por exemplo: mobilidade, matriz energética, educação e destinação de resíduos, entre outras.

A sustentabilidade é um plano para toda a humanidade, uma vez que hábitos prejudiciais como o consumismo estão fazendo esgotar-se recursos naturais, destruindo espécies e desencadeando uma crise climática preocupante.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão fundamentados em 5 Ps:

  • Pessoas: diz respeito a intenção de acabar com a pobreza e a fome mundial;
  • Planeta: significa o compromisso em preservar o meio ambiente, através do consumo e produção sustentável e uma melhor gestão dos recursos naturais;
  • Prosperidade: garante a realização pessoal de todos, contribui com o progresso econômico, tecnológico e social em acordo com os ecossistemas;
  • Paz: promove sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
  • Parceria: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, devem partir de parceria entre nações, governos, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos.

Essas metas objetivos requerem ações em nível global, regional e local a fim de que sejam alcançadas, e a demanda local também precisa incluir estratégias de desenvolvimento sustentável para as cidades.

Desde 2009, os centros urbanos já são o lar da maior parte da população mundial, necessitando de iniciativas que favoreçam a vida com os ecossistemas, o progresso e a inclusão social. Os ODS, em nível local, ajudam a reverter os efeitos da exploração da natureza e criam uma sociedade mais consciente e colaborativa.

Quais São Os Benefícios Dessa Proposta?

Para quem adota medidas sustentáveis, existem inúmeros benefícios. Abaixo temos os principais:

Bicicletas em cidades sustentáveis

Aumento da qualidade de vida

Diminuir a emissão dos gases que geram o efeito estufa resultam em uma maior qualidade do ar. É um benefício muito importante para a saúde das pessoas, principalmente, para aquelas que moram próximas a indústrias. Reduzindo a poluição é possível melhorar o tratamento de água potável, e também ajuda a diminuir enchentes causadas por entupimento dos canais de esgoto. 

Melhora da economia

Dicas de como cortar gastos de maneira sustentável são: economizando energia elétrica; você pode fazer a instalação de placas solares, ou então, utilizar de outras fontes renováveis de energia. Pode optar também por diminuir os gastos com combustíveis; utilizando transporte público ou outros transportes alternativos, como, por exemplo: bicicleta, patinetes, patins, skate e caminhadas.

Preserva o meio ambiente e recursos naturais

Sendo o principal benefício da sustentabilidade ambiental, é importante ressaltar que muitas espécies e ecossistemas já foram destruídos, resultado da irresponsabilidade da sociedade mediante aos recursos naturais. Assim, um dos benefícios da preservar a natureza é a possibilidade de gerações futuras viverem num mundo mais sustentável.

Diminui a ocorrência de desastres ambientais

Atualmente, temos vivenciado cada vez mais desastres ambientais gerados pela ação humana. Sendo as que mais geram desequilíbrio nos ecossistemas. Os principais causadores são empresas que não tem nenhum tipo de cuidado ambiental. Por isso, REcicle objetos em sua casa e separe corretamente seu lixo. Você, de forma individual, estará contribuindo e cuidando do planeta.

Movimenta a comunidade global

A comunidade global tem se esforçado para promover o desenvolvimento de projetos sustentáveis. Então, existem algumas conferências e instituições, globais e nacionais, criadas com o objetivo de formar uma sociedade mais sustentável.

7 Passos Para Tornar Uma Cidade Sustentável

7 – COLETA CONSCIENTE DO SEU LIXO

Evite comprar itens com muitas embalagens, tendo essa postura para tudo o que você comprar, você sempre terá em mente que é melhor evitar o ciclo do lixo. Separe corretamente o lixo orgânico, garrafas, plásticos, vidros e latas.

6- EVITE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Compras em excesso como roupas, sapatos, cosméticos e acessórios, além de prejudicar sua vida financeira, também reforçam o consumismo. Por exemplo, uma calça jeans, necessita de, aproximadamente, 10 mil litros de água para ser fabricada. Vale lembrar que todos os produtos químicos utilizados para fabricar roupas são descartados na natureza. 

5- FAÇA UMA BOA ESCOLHA DOS ALIMENTOS

Quando for ao supermercado, a melhor coisa é fazer uma lista de compras e focar nela. Isso ajuda a evitar gastos e descartes sem necessidades. Compre sempre a quantidade de legumes, frutas e verduras que serão consumidas em um prazo antes da validade. O mesmo vale para outros tipos de alimentos. Evite fazer fritura, mas, caso faça algum tipo, guarde o óleo em uma embalagem seca e forneça às pessoas que produzem sabão caseiro.

Patinetes em cidades sustentáveis

4- TENTE USAR MENOS SEU CARRO

Deixar o carro em casa é um ato de sustentabilidade que promove melhorias para a cidade como um todo. Sempre que possível, tente conseguir caronas, opte por usar bicicletas ou meios de transporte que não emitem gases poluentes.

3- CONTROLE O USO DE ENERGIA ELÉTRICA

A fim de evitar o consumo desnecessário de energia, mantenha os ambientes com janelas bem abertas, cores claras e com entrada de luz solar. Não demore muito no banho, evite eletrodomésticos que consomem muita energia e, por fim, utilize lâmpadas fluorescentes, elas diminuem em até 60% o consumo de energia.

2- CUIDE DA ÁGUA PARA NÃO FALTAR

Outra maneira de como ser sustentável é, obviamente, a economia de água, não deixando acumular roupas para lavar, reaproveite a água que utilizou para lavar as roupas para lavar o quintal. Quando for escovar os dentes e lavar as louças, só ligue a torneira retirar o sabão.

1- CONTROLE SEUS GASTOS FINANCEIROS

Ter controle da sua vida financeira, diz muito sobre ser sustentável. Evite gastos desnecessários, compre apenas o que irá de fato consumir. Sempre que puder, deixe seu carro na garagem e utilize somente em situações de viagens. Você vai notar que isso fará uma grande diferença no gasto fim do mês!

Cidade Sustentável é Igual a Cidade Inteligente?

Elas têm, sim, suas diferenças, mas, também tem muitas semelhanças. As cidades inteligentes estão associadas ao uso da tecnologia para o seu desenvolvimento. Já o das cidades sustentáveis tem base no cuidado do meio ambiente para um desenvolvimento consciente. Esses dois conceitos são de suma importância para a construir as cidades do futuro, as duas tendências se complementam e devem trabalhar juntas. Desta forma, a expectativa é que surja uma cidade híbrida, que agregue tecnologia e meio ambiente. 

3 Exemplos de Cidades Sustentáveis No Brasil:

Aqui no Brasil, podemos listar as principais cidades que adotam medidas sustentáveis que fazem a diferença e contribuem com o futuro do planeta.

Curitiba – Paraná

A cidade de Curitiba entrou para o ranking de cidades sustentáveis publicado pela revista Canadense Corporate Knights, como sendo a maior cidade sustentável da América Latina. Esse título é resultado de um índice que aponta para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em 2015.

Neste ano, a Prefeitura de Curitiba realizou o lançamento de uma plataforma exclusiva para apresentar detalhes dos indicadores e seus planejamentos na execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O site mostra o mapeamento dos programas da Prefeitura, o plano estratégico alinhado a cada um dos 17 ODS e as metas a serem atingidas até 2030. 

Outro fator que faz de Curitiba uma capital de destaque no âmbito da sustentabilidade, foi o reconhecimento como a cidade mais verde do país e da América Latina no relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit em 2015. Curitiba está entre as cidades que menos emitem carbono, à frente de Sydney, na Austrália, e San Francisco, nos Estados Unidos.


Hoje, seu ativo ambiental é formado por mais de 13 milhões e 406 mil m² de áreas verdes, representados por mais de mil unidades de conservação, como o Jardim Botânico, Zoológico, Museu de História Natural Capão da Imbuia, quase 30 parques, mais de 20 bosques, centenas de praças, jardins urbanos, lagos, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas e 34 reservas particulares do Patrimônio Natural Municipal.

São José dos Campos – SP

Em são José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, reaproveitaram os resíduos de construção, o uso do asfalto ecológico, a instalação de jardins de chuva e valas de biorretenção para criar o corredor da Linha Verde, essa estrada liga a região sul ao centro da cidade, a primeira obra viária 100% sustentável de São José dos Campos. É por ela que irão circular os VLPs (Veículos Leves Sobre Pneus) 100% elétricos e não poluentes.

O pavimento das novas vias, por onde irão circular os VLPs está sendo executado em concreto, demandando menor manutenção e ainda contribuindo com a redução das ilhas de calor, uma vez que absorvem menos calor que outros pavimentos. E, para deixar a via sem nenhuma ondulação, foi utilizada uma nova metodologia construtiva com o uso de uma máquina especial que deixa o pavimento rígido de concreto mais linear e sem ruídos, proporcionando para o passageiro a sensação de estar viajando em um trem. Em alguns trechos, os VLPs circularão por vias já existentes, que estão recebendo reforços no pavimento com asfalto ecológico, produzido a partir da utilização de pneus de caminhão sem condições de uso e que poderiam ser descartados no Meio Ambiente. No asfalto-borracha, cerca de 14% do produto é composto de pó de pneu moído.

São Caetano do Sul

São Caetano do Sul entra em primeiro lugar como a melhor cidade do Brasil em práticas ESG (Environmental, Social and Governance). O resultado consta na 3ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, do CLP (Centro de Liderança Pública). Esse índice mostra a realidade socioeconômica dos 415 municípios do País com mais de 80 mil habitantes.

Além disso, o levantamento comprova a eficiência das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para assegurar o crescimento sustentável. São Caetano também é a cidade mais sustentável do Brasil (de acordo com ranking do Instituto de Cidades Sustentáveis, divulgado em julho).

“Estamos construindo uma cidade para as pessoas. E isso obviamente também passa pelo desenvolvimento econômico. Estabelecemos um ecossistema favorável à manutenção e à atração de novos negócios, gerando emprego e renda, que se reverte no aprimoramento dos serviços públicos e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida da população”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior. “É uma cadeia próspera, capaz de assegurar este cenário por muitos anos. Ninguém vai ficar para trás.”

3 Exemplos de Cidades Sustentáveis No Mundo

Oslo – Noruéga

Até o final do ano, é introduzida em Oslo, uma frota com setenta novos ônibus, movida por biogás que vem da reciclagem de restos de comida. Com isso, milhares de novas viagens vem sendo acrescentadas as rotas de transporte público já existente, com o intuito de que a população da cidade use menos automóveis. Essas e algumas outras iniciativas, fazem parte da proposta que a cidade apresentou à Comissão Europeia para que ganhasse o título de Capital Verde da Europa de 2019.

A principal iniciativa que a cidade de Oslo usou para ser reconhecida como uma cidade ecológica, foi a implantação do “orçamento de carbono”, em 2016. É uma ferramenta cujo objetivo é administrar e controlar as emissões de gás carbônico da mesma forma com que se gerencia o orçamento anual da cidade, Oslo, também, está desestimulando o uso de automóveis, enquanto investe no transporte público.

Estocolmo – Suécia

Estocolmo é uma cidade com mais de 880 mil habitantes que investiu em planos de sustentabilidade que transformaram os rios da capital da Suécia que estavam poluídos em lugar limpo e apto para pesca. Implantaram também lixeiras a vácuo que dispensam a coleta por caminhões. Além disso, ainda pretendem reduzir o uso de combustíveis fósseis nos próximos 37 anos.

Os projetos para impulsionar os índices de qualidade de vida estavam há um bom tempo relacionados à melhoria do tratamento de esgotos, gerenciamento de resíduos sólidos, eficiência energética e qualidade do ar.

A prefeitura, em parcerias com empresas de tecnologia da informação (IT), modificou o sistema de aquecimento da cidade, passando a utilizar energias renováveis, dentre elas a solar, responsável por 80% do aquecimento das empresas e residências.

Copenhagen – Dinamarca

Copenhage, conhecida também como Cidade verde Européia, pois, utiliza da bicicleta como principal meio de transporte, contribuindo para um meio ambiente mais saudável. Um dos objetivos estipulados para o futuro ecológico da cidade foi que até 50% da população, estimada em 541 mil habitantes, se locomova de bicicleta. 

Para isso, foi planejada a construção de um Circuito Verde, onde conta com uma linha de metro e uma super rota de bicicletas que irão compartilhar da mesma infra-estrutura. O segundo objetivo é que a cidade seja neutra em carbono, ou seja, não emitir carbono. 98% das residências tem uma rede de calefação alimentada com energia eólica e biomassa. 

Além disso, é obrigatório construir telhados verdes em Copenhague, a fim de gerenciar as chuvas e águas residuais de forma eficiente, já que um dos fatores considerados pelas autoridades, é que ao longo dos próximos 100 anos chova 30% mais do que hoje.

Achou o conteúdo interessante? Leia também: O marco legal da energia solar e sua influência na geração de energia

O que é a Energia Verde usada para economia na conta de luz?

A energia verde, ou energia limpa, é qualquer energia gerada a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Seu principal diferencial está no baixo, ou inexistente em alguns casos, impacto ambiental proveniente da produção de energia.

Dentre as principais energias verdes, destacamos a eletricidade gerada a partir da movimentação das águas (energia hídrica), força dos ventos (energia eólica), captação da luz do sol (energia solar) e materiais orgânicos (biomassa e biogás). Aqui na Prana, utilizamos de alguns desses meios sustentáveis para obter desconto na conta de luz de nossos clientes.

Similar Posts