paineis-solares-fazenda-rfgsYFb_5ow-unsplash

Energia Solar por assinatura: Como funciona?

Pode parecer incomum, mas o modelo de negócios da energia solar por assinatura tem ajudado cada vez mais empresas a receber um grande desconta em suas contas de luz desde 2016.

Se você tem interesse em saber como reduzir em até 30% a conta de luz da sua empresa, confira o post abaixo:

Por que utilizar a energia solar?

A energia solar é um campo da geração de energia que tem mais se popularizado nos últimos tempo. Isso se deve a diversos fatores, mas principalmente por sua praticidade e por ser uma energia limpa.

Atualmente, com o grande investimento que tem ocorrido no campo da energia solar, estamos vendo ela se tornar a segunda maior fonte de energia do país, como aponta matéria da Folha de São Paulo.

A energia solar é uma energia renovável, ou seja, a sua produção não depende de combustíveis fósseis ou qualquer recurso finito. Basta haver luz solar que ela poderá ser produzida livremente.

exemplo de uma usina solar
Após a instalação os painéis solares necessitam de pouca manutenção

Outro grande benefício da energia solar está no custo de produção e manutenção dessa energia. Enquanto os painéis solares podem ser custosos, eles funcionam por muito tempo sem necessitar de manutenção ou de cuidados constantes.

Dessa forma, há muita oportunidade para a energia solar se tornar um modelo de negócios, como a energia solar por assinatura.

O que é a energia solar por assinatura?

Hoje é comum assinar serviços de streaming como Netflix ou Disney+, e no caso da energia solar há um modelo de negócios de que segue a mesma linha.

O que ocorre é o compartilhamento da energia solar gerada através de um local através da geração distribuída. Com o uso desse modelo é possível que, por exemplo, uma família instale um painel e compartilhe a energia com seus vizinhos.

Porém, quando falamos no aluguel de energia solar, isso ocorre em uma escala muito maior. Nesse caso, empresas se mobilizam para construir o que são chamadas de fazendas solares.

Essas fazendas solares são usinas fotovoltaicas, com foco na comercialização da energia produzida. Dessa forma, o que acontece é uma produção abundante de energia que irá ser injetada na rede elétrica.

foto de uma usina solar
Fazendas fotovoltaicas devem ser instaladas em locais com altos níveis de insolação.

Sendo assim, aqueles que tiverem interesse em assinar os serviços desses fornecedores, poderão receber descontos em suas conta de luz sem preocupação com equipamentos.

Um dos grandes benefícios, principalmente para empresas com alto consumo de energia, está na ausência de incidência de todas as bandeiras tarifárias. Com isso, a assinatura de energia solar acaba se tornando uma opção atrativa para quem busca desconto na conta de luz.

Assinatura de energia solar no Brasil

No Brasil, esse modelo de negócios está se popularizando cada vez mais desde a sua criação.

No país, as normas que regulam esse modelo de negócios foram criadas pela ANEEL, que regula em sua RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 e RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015.

Hoje, o modelo que prevalece é o de aluguel de fazenda solar, que se dá por meio de uma empresa que irá intermediar esse negócio.

Ao desejar reduzir os seus gastos de conta de luz, uma empresa pode procurar pelos serviços de energia solar por assinatura.

O que irá ocorrer, então, é que a empresa passará a ser dona de uma parte do painel instalado na fazenda solar parceira.

A energia produzida correspondente à área alugada de painéis será, então, convertida em créditos que podem ser usados para obter desconto na conta de luz.

Economia de energia na Prana

Na Prana você pode obter todos os benefícios citados acima. Aqui você consegue até 30% de desconto na conta de luz da sua empresa sem burocracia ou necessidade de instalar qualquer tipo de equipamento.

Basta entrar em contato através do nosso site que você já poderá dar os primeiros passos a caminho de uma maior economia em contas de luz.

Essa é uma solução simples para aqueles que buscam maior economia, principalmente por novas matrizes de energia.

A energia solar tem cada vez mais crescido no nosso país, e pela primeira vez a produção de energia solar ultrapassa a produção de energia pela hidrelétrica de Itaipu.

Sendo assim, não somente é um bom negócio para redução de conta de luz, mas também um excelente investimento a caminho de um futuro de energias limpas no Brasil e no mundo.

Leia também: 5 Vantagens da energia solar por assinatura em empresas

Similar Posts