paineis-solares-ZK69PVQj5nc-unsplash

Fazenda fotovoltaica e a variação da matriz energética

O setor de geração de energia é um dos mais promissores desde o início do século, com avanços importantes e lucros altos. Contudo, alguns países tendem a focar seus esforços em apenas uma fonte de energia e negligenciam outras secundárias. Entenda aqui como uma fazenda fotovoltaica pode ser uma forma de variar a matriz energética e qual o impacto direto disso.

O que é uma fazenda fotovoltaica?

Uma fazenda voltaica é uma usina solar que se classifica por sua finalidade. Assim sendo, o que se pode classificar como uma fazenda solar é uma usina fotovoltaica enquadrada no segmento de minigeração de geração distribuída.

Ou seja, uma fazenda solar possui a mesma estrutura de uma usina solar, porém em menor escala e exclusivamente com a finalidade da comercialização da energia por ela produzida.

imagem mostra fazenda solar
Fazendas solares são um dos novos investimentos do mercado de energia que mais tem se desenvolvido.

Esse modelo de negócio encontra-se regulado pela RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 e RESOLUÇÃO NORMATIVA n.º687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015. Da ANEEL.

Fazendas solares então possuem a liberdade de fornecer para seus clientes energia renovável a partir de contratos por elas firmados. Assim sendo, se um cliente se interessar por seus serviços, poderá requerer seus serviços e receber descontos na sua conta de luz através do modelo de compensação de crédito.

A matriz energética

Matriz energética é o termo utilizado para definir a representação quantitativa de quanta energia é produzida por cada fonte.

Assim sendo, divide-se em porcentagem quanto cada matriz energética produz para se avaliar a quantidade e variedade nas formas de geração de energia.

Como podemos ver no Balanço Energético Nacional, publicado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o Brasil é um país com uma matriz energética muito variada e renovável do mundo.

Nosso país atualmente se encontra na vanguarda do uso das energias renováveis, indo na contramão do mundo e mostrando maior desenvolvimento com energias limpas.

No último ano, 83% de toda energia produzida em território nacional foi proveniente de energias renováveis, enquanto no resto mundo 27% de toda energia foi produzida dessa forma.

Quer saber mais sobre fontes de energia? Confira o post: “Quais as fontes de energia mais utilizadas no Brasil?

Qual a importância de se diversificar a matriz energética?

A diversificação da matriz energética é o conceito de se ter a disposição diversas fontes de energia que podem ser usadas para a geração de energia.

Um país dependido exclusivamente de uma única matriz energética para a maioria de sua produção energética pode acabar ficando dependente de condições climáticas ou de outros países para produzir energia.

O próprio Brasil pode ser exemplo de um país com pouca diversificação nos anos anteriores.

Em 2001, o país foi alvo da Crise do Apagão, um problema energético que causou diversos problemas para a população. Necessitando ser adotadas até medidas de racionamento de energia.

Isso deu devido à dependência do país em suas hidrelétricas, e quando precisou enfrentar uma escassez de chuvas, não havia mais energia sendo produzida a ponto de poder sustentar o país.

Dessa forma, a diversificação da matriz energética é responsável pela segurança energética de um país. Ao possuir uma ampla gama de fontes de energia, é possível evitar crises energéticas e manter um suprimento estável de energia.

Qual o papel da fazenda fotovoltaica na diversificação da matriz energética?

Como citado anteriormente, fazendas solares são consideradas usinas solares de microgeração com foco em comercialização de energia.

Sendo assim, pode parecer que não possuem um papel muito evidente na geração de energia. Porém, esse não é o caso.

Além da energia solar ser uma crescente constante, as fazendas solares podem trazer algo que é pode ser mais importante do que se imagina. A segurança individual.

Pense novamente no caso do Apagão de 2001, um momento de total insegurança energética em que milhões de brasileiros se encontravam sem energia elétrica. A dependência exclusiva no sistema de produção de energia do governo prejudicou milhares de pessoas que poderiam ter acesso à produção de energia de outras formas.

É aí onde entram as fazendas solares. Como se enquadram em minigeração e apenas dependem da luz solar, contratar os serviços de uma fazenda solar pode ser uma forma de trazer segurança energética para si.

Além disso, o crescimento do mercado de energia solar tem sido altamente positivo. Somente de 2021 para 2022 houve aumento de 38% do consumo de energia solar, como mostra a matéria a seguir:

Economize nas suas contas de energia com a Prana

Além de trazer fazendas solares, aqui na Prana utilizamos diversas outras fontes de energia renovável para ajudar você a economizar em suas contas mensais de luz.

Sendo assim, se você busca diminuir o gasto de sua empresa em até 30% sem a necessidade de instalar nenhum aparelho ou custear qualquer manutenção, a Prana está aqui para você.

Basta realizar a adesão em nosso site e você já poderá receber descontos na modalidade de compensação de crédito mensalmente.

Similar Posts