Você sabia que é possível alugar energia solar? Confira este conteúdo

Tem como alugar energia solar?

Você sabia que da pra alugar energia solar? O investimento em energia solar no Brasil é uma solução cada vez mais procurada. No entanto, nem todos os interessados têm a possibilidade de adquirir um sistema solar próprio, seja pela falta de espaço físico para acomodar as placas solares ou até mesmo por limitações financeiras. 

O custo de um sistema solar fotovoltaico ainda é muito elevado no Brasil, o que se torna um impedimento para novos consumidores. A solução para isso é alugar energia solar, uma prática que tem se tornado cada vez mais viável em função da construção de usinas solares. 

Confira a seguir como funciona o aluguel de energia solar e quais as vantagens que essa possibilidade oferece. 

Por que alugar energia solar?

As fontes de energia limpa e sustentáveis são atualmente o maior potencial de abastecimento econômico do mundo, e o Brasil tem procurado seguir essa tendência.

Além disso, a crise hídrica decorrente dos períodos de seca faz com que seja necessário buscar outras formas de geração de energia além das hidrelétricas, que compõem a maior parte do potencial elétrico brasileiro. 

Veja o porque alugar energia solar
Veja o porque alugar energia solar

Sendo assim, se faz urgente diversificar a matriz elétrica do nosso país, como forma de evitar problemas de abastecimento de energia. Esse cenário favorece muito a exploração da energia solar no Brasil, ainda mais levando em conta os altos índices de radiação solar que nosso território recebe durante o ano todo.

O aluguel de energia solar é uma prática crescente hoje em dia, pois oferece soluções descomplicadas para quem deseja usufruir da energia solar e não tem condições (financeiras ou de espaço) para ter seu próprio sistema solar fotovoltaico. 

Agora que você já sabe porque esse modelo de geração de energia foi desenvolvido e sua importância em um contexto geral, confira a seguir as principais vantagens para o consumidor.

Quais as vantagens de alugar energia solar?

O aluguel de energia solar representa atualmente uma das possibilidades mais simplificadas para quem deseja priorizar a sustentabilidade e o custo benefício.

Ao optar por esse modelo, você substitui seu meio de consumo de energia por uma fonte de geração que ajuda a reduzir os danos ao meio ambiente, e ainda possibilita economizar até 30% no valor das contas de luz. 

Vantagens ao optar pela energia solar alugada
Vantagens ao optar pela energia solar alugada

Dessa forma, não é necessário investir seu próprio capital, desembolsando uma grande quantidade de dinheiro para ter um projeto fotovoltaico e a instalação de um sistema solar. Ao alugar energia solar, você poderá usufruir de todas as vantagens que a energia solar oferece sem fazer nenhum investimento inicial. 

É por isso que o aluguel de energia solar tem sido uma alternativa cada vez mais buscada no Brasil. Com ele, é possível contar com a geração de energia limpa, sustentável e econômica, sem precisar adquirir seu próprio sistema fotovoltaico, fazer um investimento a longo prazo ou até mesmo se preocupar com a instalação e manutenção dos equipamentos. 

Essa escolha é positiva principalmente para clientes que possuem um consumo mensal de aproximadamente 10.000 kWh, quando a economia obtida é mais significativa. Como várias unidades podem dividir o consumo, as possibilidades são amplas.

Por exemplo: um mesmo consumidor pode alugar energia solar em mais de um imóvel, desde que todas as unidades consumidoras tenham a mesma titularidade. Assim, você pode ter energia solar alugada em sua casa e na sua empresa, ou como preferir. 

O principal benefício em alugar energia solar é que o cliente não precisa se preocupar com praticamente nada. A estrutura para geração de energia já está pronta, portanto não requer nenhum investimento. Também não é preciso realizar alterações na instalação elétrica do imóvel que passará a ser abastecido com energia solar.

Confira os benefícios da locação de energia solar
Confira os benefícios da locação de energia solar

Tudo continuará funcionando da mesma forma, com a exceção do valor gasto nas contas de luz, que será significativamente menor.

Confira a seguir como funciona essa solução na prática. 

Como funciona o aluguel? 

Ao optar por esse modelo de abastecimento de energia, o consumidor assina um contrato de aluguel com a empresa proprietária da usina, estipulando o valor mensal a ser pago e o direito do contratante de utilizar a energia gerada pela usina solar. 

A principal exigência para que o aluguel de energia solar seja, de fato, viável, é que tanto a unidade geradora (no caso, a usina solar) quanto as unidades consumidoras (imóveis dos consumidores que contratam o serviço de aluguel de energia solar) devem fazer parte da mesma distribuidora de energia.

Como funciona a locação da energia fotovoltaica
Como funciona a locação da energia fotovoltaica

Depois de assinar o contrato entre as partes interessadas, é feita uma solicitação para a rede distribuidora de energia da cidade, comunicando que a energia que será consumida pelo imóvel em questão será referente à geração da usina. 

Concluído esse processo, o consumidor passa a usufruir da energia gerada pela usina solar e de todas as vantagens que ela oferece. O desconto é aplicado na fatura de energia que é enviada pela concessionária responsável pelo abastecimento local. 

Questões práticas como a construção, operação e manutenção dos equipamentos para geração de energia são responsabilidades do próprio dono da usina. O consumidor não precisará se preocupar ou se envolver com nada disso. 

Tudo isso está previsto na lei, através da Resolução Normativa nº 482/2012, atualizada pela Resolução Normativa n° 687/2015, que regulariza os métodos de geração distribuída longe da carga.

As normas são de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que permite a construção de usinas em locais distantes, priorizando as melhores condições para geração de energia, como a média de radiação solar.

Aspectos como esse precisam ser respeitados, pois são imprescindíveis para o desempenho de um sistema de geração de energia fotovoltaica, de modo que possa suprir a demanda de consumo de maneira adequada. 

A energia solar é uma das principais alternativas para obter economia na conta de luz, ter maior autonomia energética e diminuir a participação de hidrelétricas e termelétricas na matriz energética brasileira. E por meio do aluguel da energia solar, é possível explorar essa tecnologia de maneira mais democrática e acessível. 

Tudo o que você precisa saber sobre a locação de energia solar
Tudo o que você precisa saber sobre a locação de energia solar

Essa é uma opção econômica, sustentável e simples. Além disso, é uma forma de firmar seu compromisso com iniciativas ecologicamente corretas e preocupadas com a sustentabilidade nas formas de consumo.

Esse artigo foi útil para você? Se ficou com alguma dúvida sobre como funciona o aluguel de energia solar, entre em contato conosco ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo. 

Similar Posts