foto de diversos paineis solares no deserto

O que é geração distribuída e como funciona?

Entender o que é geração distribuída é um dos passos essenciais para compreender as novas modalidades de distribuição de energia.

Confira o post a seguir para entender tudo sobre geração distribuída.

O que é geração distribuída?

Esta é uma das maneiras de distribuição da energia elétrica produzida por concessionários autorizados a vender a energia por eles produzida.

Essa regulação está feita no Decreto-Lei n.º 5.163 de 2004. Que a classifica como da seguinte forma:

“Considera-se geração distribuída a produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados, conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de:

  • I – hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW; e
  • II – termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.”

O principal diferencial da energia que se consome dessa forma é a sua descentralização. Ou seja, nesse caso o consumidor não depende exclusivamente de um único fornecedor que irá atender suas necessidades.

integrador solar no telhado
A energia solar se tornou uma popular alternativa às energias tradicionais.

Esse modelo de distribuição permite que o consumidor escolha qual modelo de produção de energia melhor o atende e assim garantir de forma mais segura e barata sua eletricidade.

Quais as diferentes modalidades dessa forma de geração?

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Determina tanto em sua Resolução Normativa Nº 482 DE 17/04/2012 como na RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687/2015  todas as modalidades de geração, confira a seguir como são classificadas.

Geração Compartilhada

Nesse modelo um sistema de geração de energia é compartilhado por diversos consumidores distintos. Este é um modelo que permite que aqueles que desejam fazer parte do investimento recebam uma parcela estipulada previamente de toda energia gerada.

Para que isso se torne possível é necessário que os envolvidos abram um consórcio ou uma cooperativa para figurar como a proprietária do gerador.

Dessa forma, toda a energia passa a ser do consórcio e cada um dos consumidores recebe um valor pré-estabelecido.

Autoconsumo remoto

Neste caso estamos tratando de um consumidor que possui um gerador de energia em um imóvel, porém utiliza a eletricidade por ele produzida em outro.

paineis-fotovoltaicos-GXiHwHkIdVs-unsplash
Essa é uma das modalidades mais comuns se tratando de fazendas solares

Para que esse consumidor se enquadre nas normas da ANEEL, contudo, é preciso que ambos os imóveis sejam registrados em seu nome.

Geração junto à carga

Esse modelo é o mais simples e também mais comum daqueles descritos nas resoluções normativas. Essa é a modalidade que se aplica aqueles que possuem um gerador que produz energia para o próprio imóvel.

Sendo assim, se você possui um painel solar em sua casa, estará enquadrado na modalidade de geração junto à carga.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Por fim, temos um modelo similar ao de geração compartilhada, mas com algumas distinções importantes.

No caso em tela, há uma diferença fundamental a ser considerada. Tanto na geração compartilhada como diversos consumidores nesse modelo se beneficiam do mesmo gerador, contudo para se enquadrar como empreendimento com múltiplas unidades consumidoras é preciso que o gerador seja instalado em uma área comum a todos os envolvidos.

O melhor exemplo a ser dado é o de condomínios que optam por instalar painéis solares nas áreas comuns, gerando descontos na conta de luz dos condôminos.

Quais as vantagens desse modelo de geração?

O primeiro ponto a ser considerado quando falamos em geração distribuída de energia é a sua versatilidade em atender as demandas individuais de seus consumidores.

Quando estamos tratando de um modelo que pode livremente comercializar a energia que produz, estamos falando em mais opções para o consumidor final.

Assim sendo, o contratante desses serviços pode se ver mais livre para decidir quais ofertas mais o beneficiam.

Outro importante destaque é que essa forma de distribuição de energia somente engloba energias limpas e renováveis, dessa forma, são uma importante contribuição para uma maior proteção do meio ambiente.

Já pensou em economizar até 30% na conta de luz da sua empresa?

Aqui na Prana você pode aproveitar da geração distribuída para economizar muito nas contas da sua empresa.

Com a Prana você não precisará instalar nenhum aparelho e nem custear nenhuma manutenção, basta realizar a adesão em nosso site que você já estará economizando no mês seguinte.

Isso tudo sem nenhuma complicação ou qualquer tipo de visita. Tudo ocorre pelo modelo de compensação de crédito, que dá um desconto direto em sua conta de luz, proporcional à energia por nós produzida.

Similar Posts